O País – A verdade como notícia

Maxaquene testa-se na RAS antes da Liga Moçambicana de Basquetebol

Foto: O País

É uma prova que vai servir de barómetro para a Liga Moçambicana de Basquetebol! A equipa sénior masculina de basquetebol do Maxaquene vai tomar parte, de 25 a 29 de Setembro, de um torneio internacional na cidade de Durban, África do Sul.

A participação dos “tricolores” na competição surge a convite do Cape Town Tigers, formação que disputou a elite 12 da Liga Africana de Basquetebol (BAL).

Os pupilos de Hermínio Changule terão como adversários, no certame, os anfitriões Cape Town Tigers e SA All Star Mandeville Indoor Center, e NBA Academy, do reino de eSwatini.

O Maxaquene faz o primeiro jogo na prova no domingo, às 17h30, no Centro Interno Mandeville, defrontando o Cape Town Tigers.

É uma formação que se está a projectar em África, tendo atingido em Maio último os quartos-de-final da Liga Africana de Basquetebol. Os sul-africanos caíram, nesta fase, aos pés do US Monastir da Tunísia com quem perderam por 106-67.

Antes, na fase de acesso à competição, o Cape Town Tigers defrontou o Ferroviário da Beira, a quem venceu por um ponto: 86-85.

No segundo teste, agendado para o dia 27, às 15h00, o Maxaquene vai medir forças com a NBA Academy.

Já no dia 28, os “tricolores” terão novamente pela frente a formação do Cape Town Tigers. A fechar a prova, a 29 de Setembro, a equipa sensação da última Liga Moçambicana de Basquetebol defronta o SA All Star Mandeville Indoor Center.

A POLITÉCNICA E UP TRAVAM ARGUMENTOS

Internamente, há jogos referentes ao Campeonato da Cidade. Esta sexta-feira, a A Politécnica e a Universidade Pedagógica têm encontro marcado, numa partida entre dois conjuntos que lutam para se apurar à Liga Moçambicana de Basquetebol. Já o Maxaquene “B” terá pela frente o Desportivo, partida marcada para o pavilhão dos “tricolores”. Já o Costa do Sol vai jogar com o Bravos do Norte, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane. No sábado, em mais uma partida difícil, A Politécnica joga com o campeão em título Costa do Sol. Ao nível dos seniores femininos, a Lázio joga com o Ferroviário de Maputo “B”.

A Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo agendou ainda jogos dos escalões de formação. No sábado, a contar para o Campeonato da Cidade de juvenis femininos, o  Maxaquene joga com o Aeroporto no seu pavilhão. Há, ainda neste recinto, os jogos Ferroviário de Maputo vs  Lázio, na mesma categoria em  femininos. Já no campo do Ferroviário, a equipa da casa em juvenis masculinos joga com o Costa do Sol.

No pavilhão anexo do Desportivo, Aeroporto “A” joga com Aeroporto “B” na categoria de juvenis masculinos. O recinto vai ainda acolher o duelo Desportivo Maputo vs Lázio na categoria de juvenis femininos. No pavilhão da A Politécnica, a equipa da casa em juvenis femininos bate-se com o Costa do Sol, enquanto a Bela Rosa vs Ferroviário em juvenis femininos travam argumentos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos