Arrancaram esta terça-feira as matrículas do ensino secundário em todo o país. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano prevê matricular pouco mais de 1,9 milhões de alunos da 7a à 10a classe e cerca de 430 mil da 11a e 12a classes.
As matrículas do primeiro e segundo ciclo do ensino secundário arrancaram esta terça-feira e decorrem até ao dia 30 de Janeiro em todo o país.
Segundo o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) prevê-se que sejam matriculados, para o ano lectivo 2023, mais de 2,3 milhões de alunos da 7a à 12a classe.
“Todos os alunos que se vão matricular no ensino Secundário, a partir da 7a à 9a classe não precisam de pagar. Estamos a dizer que, para estas classes, o processo é gratuito. Não devem pagar taxas de matrículas e irão estudar sem condicionalismos”, explicou Feliciano Mahalambe, porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
Mahalambe acrescenta que está tudo preparado para que o processo das matrículas decorra sem sobressaltos, sobretudo nas zonas afectadas pelo terrorismo no Norte do país: “Quase todas as crianças do grupo da população que se tinha deslocado no fim do ano passado estão paulatinamente a regressar, o que significa que, iremos atender as matrículas e os exames que foram perdidos”, avançou.
Com a inclusão da 7a classe no ensino secundário, está previsto que o sector da Educação contrate mais de cinco mil professores em todo o país.
“Grande parte dos professores com competências irá sair do ensino primário para o secundário. Algumas escolas que reúnam condições irão receber a sétima classe. O nosso maior desafio é prepararmo-nos para garantir que o duplo ingresso no ensino secundário não deixe alunos fora”, disse Mahalambe.
A abertura oficial do ano lectivo será a 2 de Fevereiro, e o primeiro trimestre vai decorrer até ao dia 12 de Maio; o segundo trimestre decorrerá de 22 de Maio a 18 de Agosto; já o terceiro vai de 1 de Setembro a 14 de Novembro.