No contexto das celebrações do Dia Internacional do Jazz, esta quinta-feira, às 20h, o Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano será palco de uma noite do concerto “MarraJazz – Quando a Marrabenta Encontra o Jazz”, do saxofonista moçambicano Timóteo Cuche.
De acordo com a nota de imprensa do Centro Cultural Franco-Moçambicano, o concerto explora a fusão entre a Marrabenta e o Jazz, com arranjos de temas icónicos e composições originais que prestam homenagem aos pioneiros da música moçambicana. Uma oportunidade para descobrir as conexões entre dois géneros que continuam a marcar a identidade musical do país.
Partindo do projecto MarraJazz, Timóteo Cuche vai partilhar os frutos de sua pesquisa académica e artística, actualmente desenvolvida no âmbito do doutoramento em Práticas Musicais, Sociedade e Interacções Criativas em Maputo. A investigação examina as intersecções entre a Marrabenta e outros géneros como o Jazz, o Pandza e o Hip-Hop, realçando o papel dos músicos moçambicanos na construção de novas linguagens musicais híbridas.
No palco do Centro Cultural Franco-Moçambicano, Timóteo Cuche far-se-á acompanhar por um grupo de instrumentistas moçambicanos, nomeadamente: Cremildo Chitará (bateria), Dudú Stalin (guitarra), Nicolau Cauaneque (piano) e Realdo Salato (baixo).
“O concerto é, portanto, mais do que uma apresentação musical é um tributo vivo à criatividade, à memória e ao legado cultural moçambicano”, sublinha o Centro Cultural Franco-Moçambicano.
SOBRE OS ARTISTAS
Timóteo Cuche é saxofonista, compositor e investigador moçambicano, actualmente doutorando em Música (Etnomusicologia) na Universidade de Aveiro, em Portugal. É Mestre em Música pela mesma instituição (2021) e licenciado em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (2011), onde actua como docente de saxofone.
Ao longo da sua trajectória académica e artística, Cuche participou em programas de mobilidade na prestigiada Universidade de Artes de Helsínquia – Sibelius Academy, nos departamentos de Jazz, Música Global e Gestão das Artes, Sociedade e Empreendedorismo Criativo.
Estudou saxofone com reconhecidos professores nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se Orlando da Conceição (Moçambique), Will Ramsay (Alemanha), Kaisa Siirala, Petri Puolitaival e Jussi Kannasti (Finlândia), bem como João Martins (Portugal).
Os seus interesses de investigação incluem a música popular moçambicana, os processos colaborativos e as interacções criativas, além de temas como migração, indústria da música, marketing cultural, estudos pós-coloniais, educação musical e o reconhecimento da música enquanto património cultural imaterial.