Inovação, Ciência e Tecnologia são as palavras que congregam os mais de 200 expositores da XII Feira Nacional de Ciências, provenientes de todas as províncias do país, nas instalações da Universidade Pedagógica (UP), Campus de Lhanguene, Cidade de Maputo.
A Cerimónia de Abertura da XII Feira de Ciências, congrega também a II Competição Nacional de Robótica e a IV Bienal Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de forma lúdica (STEM+L), o evento visa promover o gosto e interesse pelas STEM+L através da Robótica.
Na abertura do evento, nesta segunda-feira, Jorge Nhambiu, Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, disse que, mais do que reunir os diferentes estudantes, a feira vai servir de um espaço de intercâmbio entre docentes nacionais e internacionais no campo científico, bem como na construção de cientistas moçambicanos.
A Feira Nacional de Ciências tem a duração de 4 dias e decorre sob o lema, promovendo o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática com jovens livres do HIV/SIDA.
Trata-se de uma iniciativa que vem sendo implementado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, através do Programa Criando o Cientista Moçambicano do amanhã, em coordenação com o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, Associação de direito moçambicano, sem fins lucrativos para a Promoção do Desenvolvimento através da Formação em Ciência, e o Corpo da Paz.