Reinildo Mandava apontou o seu primeiro golo ao serviço do Atlético de Madrid, abrindo caminho para uma vitória por 2-1, diante do Rayo Vallecano. Já Bruno Langa, outro internacional moçambicano e que actua na esquerda, deixa o Chaves de Portugal para se juntar a Mandava na Espanha, mas a representar o lanterna vermelha, Almeria
O internacional moçambicano Reinildo Mandava marcou o seu primeiro golo ao serviço do Atlético de Madrid da Espanha. O lateral esquerdo moçambicano ajudou a sua equipa a vencer o Rayo Vallecano por duas bolas a uma, em jogo da 20.ª jornada da primeira liga espanhola, a LaLiga.
Vale isto dizer que Reinildo Manda(va) até nas balizas contrárias. Aliás, anda confiante. Na quarta-feira, apontou o segundo golo em uma semana, depois de já ter apontado o primeiro, há uma semana, ao serviço dos Mambas, diante do Gana.
Curioso é que os dois golos apontados por Reinildo Mandava foram de cabeça e, ambos na mesma posição, vindos de um cruzamento da esquerda.
Reinildo Mandava foi determinante na vitória do Atlético de Madrid sobre o Rayo Vallecano, por duas bolas a uma. Num lance de bola parada, o lateral moçambicano surgiu na grande área a concluir de cabeça, colocando a sua equipa em vantagem.
Um movimento igual ao feito na partida dos Mambas diante do Gana, no CAN da Costa do Marfim, a responder positivamente a um canto de Geny Catamo, mas, desta feita, a ser Riquelme a cobrar um livre teleguiado para a cabeça do moçambicano.
Os visitantes responderam sete minutos depois. Alvaro Garcia soube aproveitar a oportunidade que a equipa criou, restabelecendo a igualdade.
Na segunda parte, o Atlético voltou mais aguerrido, com Depay, ao cair do pano, a desfazer a igualdade, garantindo a vitória dos “colchoneros”. O Atlético de Madrid continua na terceira posição com 47 pontos, menos oito que o líder Girona, com 54.
Os internacionais moçambicanos, Bruno Langa e Guima, foram para a casa do Braga arrancar um empate a uma bola, em partida da 19.ª jornada da Primeira Liga de Portugal. Guima foi totalista e Bruno entrou aos 59 minutos. O Desportivo Chaves ocupa a penúltima posição com 13 pontos.
BRUNO LANGA VOA PARA ESPANHA
Novos rumos, novos ares. Depois de uma brilhante campanha ao serviço da selecção nacional de futebol, os Mambas, nos quais esteve nos três jogos, dois dos quais a titular, Bruno Langa respira o ar espanhol.
O lateral esquerdo moçambicano vai prosseguir a carreira em Espanha, mais concretamente ao serviço do Almería da primeira liga daquele país. Depois de duas épocas e meia ao serviço do Chaves, o jogador de 26 anos vai mudar de ares, ainda que, numa primeira instância, a título provisório, já que o acordo entre clubes é para um empréstimo até final da época.
No entanto, o moçambicano pode até permanecer no emblema espanhol para lá dessa data, já que o negócio contempla uma opção de compra. A notícia foi avançada por Fabrizio Romano e confirmada pelo jornal português Record.
Bruno Langa, que iniciou a carreira no Maxaquene, clube que representou até 2018, tendo depois mudado para a Black Bulls antes de rumar para Portugal, vai trocar ao Desportivo de Chaves, penúltimo classificado da liga portuguesa, agora com 13 pontos em 20 jogos, pelo Almeria, último colocado da LaLiga, com seis pontos em 22 jogos.
Para além dos clubes moçambicanos, Langa representou, em Portugal, o Amora e o Vitória de Setúbal, entre as épocas 2018/19 e 2019/20, antes de assinar contrato definitivo com Amora, na época 2020/21.
Na temporada 2021/22, assinou pelo Desportivo de Chaves, clube pelo qual disputou 80 jogos, tendo apontado um golo e feito duas assistências. Parte para uma nova aventura pelas terras espanholas, onde poderá fazer a sua estreia no sábado, na visita do Almeria a Valencia.
Bruno Langa torna-se no terceiro jogador moçambicano a actuar na primeira liga da Espanha, depois de Simão Mathe e Reinildo Mandava.