A selecção nacional de futebol na categoria dos Sub-20 venceu Angola por uma bola sem resposta, em jogo da segunda jornada do grupo B da Taça COSAFA. Com este resultado, os Mambinhas garantiram a qualificação para as meias-finais.
No duelo lusófono da segunda jornada da Taça COSAFA, pelo grupo B, os Mambinhas levaram a melhor diante de Angola. Moralizados pela vitória na abertura da prova, por 5-0, diante das Seychelles, os treinados de Dário Monteiro foram impecáveis.
Desde logo, os actuais campeões da competição mostraram sinais de querer resolver a partida o mais cedo possível. Certeiros e seguros na abordagem do jogo, os Mambinhas criaram enormes dificuldades para o seu adversário.
Apesar dessa postura, o combinado nacional pecou no capítulo da finalização, na medida em que não conseguia traduzir as oportunidades criadas em golos. Por seu turno, a turma angolana tentava, de forma tímida e em situações de contra-ataques, chegar à baliza moçambicana. A primeira parte terminou com os dois conjuntos a procurarem chegar ao golo.
Na segunda parte, os Mambinhas voltaram mais esclarecidos, obrigando os angolanos a missões defensivas. Em contrapartida, a turma angolana, mesmo sem apresentar um futebol vistoso, voltou melhor que na primeira parte.
Como corolário da avalanche atacante, o conjunto nacional chegou ao golo, aos 63 minutos, por intermédio de Chamito, que surgiu na pequena área a cabecear vitoriosamente para o fundo das malhas.
Depois do golo, a selecção nacional acelerou ainda mais, tendo em vista garantir o golo da tranquilidade. Por seu turno, os angolanos tentaram correr atrás do prejuízo, sem, no entanto, chegar ao tão almejado golo. O autor do único tento, Chamito, foi eleito o melhor jogador em campo.
Com este resultado, o combinado nacional garantiu a qualificação para as meias-finais da prova. Os Mambinhas voltam a jogar esta quarta-feira, diante do Lesotho, em partida para a terceira jornada do grupo B. A selecção nacional é a única do grupo que, até aqui, já fez o pleno, ou seja, venceu os dois jogos, somando, por isso, seis pontos.