O sorteio do torneio Cosafa em sub-17 foi reestruturado devido à desistência das Maurícias e, agora, a prova será disputada por dois grupos, contrariamente aos três iniciais.
A selecção nacional dos sub-17, os Mambinhas, deixou de fazer parte do grupo C, junto à Zâmbia e Seychelles, e fazem parte, na nova reestruturação, no grupo B, em que está também a congénere da África do Sul.
As Maurícias, que tinham sido sorteados no grupo B, com África do Sul e Angola, acabaram por desistir por falta de fundos para deslocação a Malawi, país que acolhe a prova, integrada nos Jogos da AUSC.
Assim, a África do Sul foi integrada no grupo de Moçambique, Zâmbia e Seychelles, que compõem o grupo B, enquanto a formação angolana integra o grupo A, junto a Malawi, Botswana e Namíbia.
O torneio regional Cosafa, integrado nos Jogos da AUSC, retoma depois três anos interrompidos devido à pandemia da COVID-19.
A prova, que vai decorrer de 2 a 11 de Dezembro, serve de qualificação ao Campeonato Africano das Nações da categoria, que terá lugar na Argélia, em 2023.