O País – A verdade como notícia

Mambinhas podem confirmar passagem para segunda fase

Os Mambinhas jogam, amanhã, diante das Maurícias, em partida da segunda mão da primeira eliminatória de acesso ao campeonato africano de futebol, na categoria de Sub-23, cuja fase final será no próximo ano, em Marrocos.

Os Mambinhas vão, esta terça-feira, provavelmente confirmar a sua passagem para a segunda fase das qualificações para o campeonato africano de futebol da categoria.

Teoricamente está tudo encaminhado para que a selecção olímpica de Moçambique transite para a segunda fase, atendendo que, no jogo da primeira mão, os “bons rapazes” de Chiquinho Conde obtiveram um resultado tranquilo.

Com uma postura de se lhe tirar o chapéu, os Mambinhas venceram com classe, por 3-0, resultado que faz com que se acalente esperança na passagem para a segunda eliminatória.

O combinado nacional não só venceu a partida, assim como convenceu, praticando um futebol de primeira água, perante um adversário que se mostrou impotente. Na referida partida, Chiquinho Conde apostou numa equipa talhada ao ataque, facto que se evidenciou nos primeiros minutos.

Como fruto dessa postura, os Mambinhas chegaram ao primeiro golo aos 13 minutos, por intermédio de Pinho. A selecção até poderia ter feito mais golos na primeira parte, não fosse a sua ineficácia no capítulo da finalização.

Na segunda parte, os treinados de Chiquinho Conde criaram mais oportunidades de golo, tendo apenas concretizado dois, suficientes para encararem a partida de hoje teoricamente com alguma tranquilidade.

 

CHIQUINHO CONDE SATISFEITO

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, mostrou-se satisfeito, não só com o resultado, mas também pela forma como os seus jogadores abordaram o jogo, justificando pelo facto de ter tido pouco tempo para preparar a partida.

“Tenho de dar os meus parabéns aos meus jogadores pelo sacrifício que empreenderam no jogo contra as Maurícias. Muitos destes jogadores chegaram dois dias antes do jogo. Tivemos uma semana complexa para preparar a partida, com muitas incertezas em relação à realização do jogo”, disse Chiquinho Conde.

O timoneiro dos Mambinhas disse ainda estar satisfeito pelo facto de ter constatado que os seus jogadores estão preparados para competirem em qualquer circunstância. Ainda assim, considera que é preciso saber respeitar os jogadores, sobretudo pelo facto de se estar num momento de transição.

Para Chiquinho Conde, o resultado alcançado no jogo da primeira mão transmite alguma tranquilidade, porém alerta que é preciso respeitar o adversário, pois tem as suas valências.

“Vamos tentar gerir o jogo da segunda mão com alguma tranquilidade, mas sem perder a cabeça. Da mesma forma que ganhámos em casa, eles também podem fazer o mesmo no seu reduto”, alerta Conde, lembrando que, na segunda parte do jogo da primeira mão, as Maurícias mostraram as suas capacidades.

“Jogando diante do seu público, vão criar, certamente, muitas dificuldades, pelo que temos de estar preparados para qualquer tipo de adversidade. Se nós eventualmente não pusermos o pé no acelerador, poderemos tropeçar”, explica o seleccionador nacional.

Face às adversidades que espera encontrar, Chiquinho Conde diz que terá de fazer a gestão da equipa.

“Nesta faixa etária, todos querem jogar e não percebem que há muita coisa por detrás de um jogo. Em relação a este jogo, devo-lhes incutir que não se podem deslumbrar pelo resultado alcançado em casa”, afirma Chiquinho Conde.

O capitão dos Mambinhas, Fóia, considera que o jogo da primeira mão foi apenas uma etapa, daí que é preciso ter os pés assentes no chão e, por isso mesmo, não perder o foco.

Em relação ao jogo da segunda mão, diz que é preciso encarar a partida com muita maturidade, de modo a obter um bom resultado.

“As Maurícias têm bons jogadores. Apesar de não terem ganhado o jogo, mostraram que têm muita qualidade. Por isso, temos a obrigação de fazer mais do que fizemos em casa. O nosso objectivo é passar para a segunda eliminatória”, disse Fóia.

Em caso de passar para a segunda eliminatória, os Mambinhas terão como adversário a selecção do Gana, por sinal um cliente assíduo das competições internacionais da categoria.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos