Os Mambinhas somaram o primeiro ponto na história do país em fases finais do Campeonato Africano das Nações, na categoria dos sub-20. O feito foi alcançado após empate sem abertura de contagem diante do Egipto, no jogo inaugural da competição Africana.
A história começa a ser feita da mesma maneira pelos mais novos, tal como fizeram os mais velhos. E é sempre na segunda participação em fases finais de uma competição africana.
Em 2021, os Mambinhas tinham sofrido por derrotas nos três jogos disputados e, por conseguinte, saído do CAN da categoria sem nenhum ponto e com apenas um golo apontado.
Em 2023, na sua segunda participação numa fase final do CAN de sub-20, o início de um feito histórico – um empate, um ponto e, pela primeira vez, não sofre golo, apesar de não ter marcado.
É como tinha acontecido com os Mambas no CHAN, à sua segunda participação, que começaram com empate, também sem abertura de contagem, diante da Etiópia.
Com apenas dois jogadores a actuarem fora de portas nas escolhas de Dário Monteiro, o primeiro “onze” dos Mambinhas teve apenas um “estrangeiro”: Edson Macuana. Na baliza, estava Fazito, guarda-redes que teve apenas uma semana para se integrar nos Mambinhas, mas já trazia uma experiência do CHAN da Argélia.
Com um sistema de 4x3x3, Dário Monteiro colocou Aylton, General, Atílio e Cleyd na defensiva; Traoré, DJ e Carrelo na intermediária; e Keyns, Edson e Chamito na frente.
O Egipto procurou de todas as formas o golo, chegando até a enviar a bola ao poste da baliza de Fazito após cobrança de um canto, mas a sorte não estava do seu lado. Outro factor que contribuiu para os faraós não chegarem a marcar golos foi a defensiva compacta dos moçambicanos, que não permitia veleidades na zona mais recuada.
Em alguns momentos é que os Mambinhas procuravam sair para frente, sem, no entanto, chegarem a criar perigo junto da baliza adversária.
Na ponta final, Dário Monteiro ainda fez algumas alterações, fazendo entrar Leonel, Ivan Tropa, Cantilo e Edilson para os lugares de Keyns, Chaimito, Cleyd Tropa e Edson Macuane, respectivamente, mesmo assim não tinha pendor ofensivo que pudesse criar perigo na baliza dos egípcios.
Aliás, nos últimos minutos, o Egipto encurralou os Mambinhas no seu sector defensivo e criou várias oportunidades de marcar, mas Fazito e a falta de pontaria ajudaram o combinado moçambicano a somar o primeiro ponto na história dos sub-20.
Foi o primeiro ponto dos Mambinhas numa fase final de um Campeonato Africano das Nações da categoria, um feito que merece destaque.
Com o empate, os Mambinhas somam um ponto e aguardam, agora, o próximo adversário, a Nigéria, no sábado, a partir das 16h00.