O País – A verdade como notícia

Mambas testam-se com Lesotho na caminhada ao CAN

Depois da goleada imposta ao Jomo Cosmos da África do Sul, desta vez é o Lesotho que vai testar a capacidade técnico-táctica dos Mambas, bem como o afinar da máquina de produção de golos e da defesa, agora com a integração de Bruno Langa

Os ensaios dos Mambas na caminhada ao CAN da Costa do Marfim já começaram, com a realização dos primeiros dos três jogos de preparação agendados em solo sul-africano.

É com esta agenda que este sábado o combinado nacional vai defrontar o Lesotho, no segundo jogo de controlo, rumo ao Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim.

Este será um jogo a feijões, até mesmo porque Chiquinho Conde voltará a colocar em campo todos os jogadores que estão no estágio, como forma de avaliar a prestação de cada um e escolher o melhor “onze” para ombrear com o Egipto, no primeiro jogo do CAN.

No quadro dos jogos entre Moçambique e Lesotho ao longo da história, os Mambas levam grande vantagem, uma vez que, em 17 jogos até aqui disputados, o combinado nacional venceu mais que a metade, ou seja, nove jogos.

Os Crocodilos, alcunha da selecção do Lesotho, venceram quatro jogos e há registo de outros quatro jogos. Nas seis partidas de carácter amigável, os Mambas venceram cinco e perderam apenas um jogo, sendo que o último embate entre ambos foi ganho pelos suthos, no torneio regional do Cosafa, em Junho, à tangente.

Os Mambas tiveram resultados mais volumosos com os Crocodilos em três jogos, nomeadamente 6-1, em 1980, 4-1, em 1981, e 5-0, em 2021. Todas as vitórias do Lesotho diante de Moçambique foram pela margem mínima.

O jogo de controlo entre Moçambique e Lesotho será este sábado, no FNB Stadium, a partir das 16h00.

JOMO COSMOS PARA AQUECER A VISTA PARA A BALIZA
Entretanto, na tarde de quarta-feira os Mambas não tiveram meias medidas para golearem o Jomo Cosmos, uma equipa que joga nos campeonatos secundários do futebol daquele país, por claros 6-1, a mostrar um seta goleadora para a fase final.

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, que utilizou todos os jogadores, incluindo os que chegaram na noite da terça-feira, Guima e Witi, não poupou nas escolhas para a equipa inicial.

Ivane foi o primeiro guarda-redes escolhido, Edmilson, Mexer, Reinildo e Macandza na defesa, com Mexer e Edmilson no centro do terreno, Alfonso e Amadou a serem os pivôs à frente dos defesas, Dominguês, Clésio e Gildo, no meio-campo, e Ratifo como avançado de referência.

Desde o apito inicial, Moçambique mostrou superioridade tanto no ataque quanto na defesa, impedindo as investidas do líder da ABC Motsepe League, Jomo Cosmos.

O primeiro golo chegou aos 16 minutos por Ratifo, que já havia marcado naquela baliza durante o jogo de qualificação contra Ruanda. Clésio Baúque ampliou a vantagem para 2-0 aos 27 minutos, seguido pelo estreante Alfonso Amade, que balançou as redes adversárias aos 29 minutos, consolidando uma vantagem de 3-0 para os Mambas.

Foi com este resultado que se foi ao primeiro descanso, uma vez que o jogo foi disputado em três partes de 30 minutos cada uma delas, com o seleccionador a utilizar todos os jogadores disponíveis.

Apesar da resposta evoluída do Jomo Cosmos, que reduziu aos 39 minutos, Moçambique retomou o controlo, marcando mais golos através de Witi, João Bonde e Lau King, nas etapas subsequentes.

 

SÓ FALTA GENY SE JUNTAR AOS MAMBAS

Chiquinho Conde trabalha, desde esta quinta-feira, com 22 jogadores convocados, depois da chegada de Bruno Langa, que se juntou ao grupo na noite desta quarta-feira.

Com mais esta integração, fica cada vez mais completo o leque dos convocados por Chiquinho Conde, faltando apenas a chegada de Geny Catamo, prevista para domingo, tendo em conta que o Sporting pediu para o jogador disputar o jogo desta sexta-feira, diante do Estoril de Praia, para mais uma jornada da Liga Portuguesa.

O pedido do Sporting de Portugal, recorde-se, surge após a confirmação da suspensão do jogador, pela CAF, por acumulação de cartões amarelos, na fase de qualificação, que afasta o jogador do jogo de abertura dos Mambas no CAN, diante do Egipto, a 14 de Janeiro.

Assim, o grupo só fica completo a partir de domingo, quando a nova joia dos Mambas se juntar no estágio, na África do Sul, podendo ser utilizado no jogo de controlo diante do Botswana, na próxima terça-feira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos