A selecção nacional de futebol, Mambas, defronta, esta quarta-feira, às 10h00, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), a sua similar do Malawi em jogo amigável inserido na sua preparação para o duelo do próximo domingo diante do Ruanda, a contar para a 5ª jornada do grupo L de acesso ao CAN 2023.
Com o grupo de trabalho praticamente completo, o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, procura ensaiar, na manhã desta quarta-feira, a estratégia a adoptar diante dos “Amavubi”, num duelo em que pontuar é a palavra de ordem para manter vivo o sonho de qualificação para o CAN Costa do Marfim.
Conde deve, no embate com os malawianos, testar algumas soluções para o duelo no qual os Mambas pretendem apresentar-se com coesão defensiva – não sofrer golos – e eficiência ofensiva.
Os Mambas poderão apresentar-se com uma abordagem mais cautelosa, procurando, e se for esta a estratégia definida, explorar contra-ataques rápidos na perspectiva de encontrar o seu adversário em contrapé.
Estas são apenas conjecturas, porquanto Chiquinho Conde saberá, na hora da verdade, como montar as peças e o xadrez para dar o “cheque mate” aos ruandeses.
O certo é que o combinado nacional cumpriu, ontem, mais um ciclo de preparação no qual ensaiou situações reais de jogo.
Circulação de bola, ensaio de contra-ataques, lances de bola e outros aspectos dominaram o treino dos Mambas.
Os três guarda-redes chamados para o combinado nacional trabalharam à parte com Manuel Valoi, seu treinador.
Os Mambas devem deixar o país na quinta-feira, com destino ao Ruanda, onde, no próximo domingo, jogam no “Huye Huye Stadium” uma cartada decisiva rumo ao CAN 2023.
A última vez que os Mambas estiveram no Campeonato Africano das Nações foi em 2010, numa prova realizada em Angola.
RUANDA APONTA PARA A VITÓRIA NO “HUYE HUYE STADIUM”
O seleccionador nacional do Ruanda, Carlos Alos Ferrer, anunciou, na semana passada, a pré-convocatória para o jogo com os Mambas, a 18 de Junho, no “Huye Huye Stadium”. O técnico dos “Amavubi” garante, em entrevista ao “The New Times”, que vão jogar para ganhar no duelo de domingo, até pelo facto de “jogarmos pela primeira vez com os nossos adeptos, factor que pode levantar a nossa moral”.
A selecção nacional de futebol do Ruanda, “Amavubi”, está concentrada desde o passado dia 8 de Junho, tendo em conta o duelo diante de Moçambique, inserido na 5ª jornada do Grupo L de acesso ao CAN Costa do Marfim 2023.
Os “Amavubi” vão realizar sessões de treino no Estádio Kigali Pelé até 14 de Junho, data em que vão viajar para Butare, onde está localizado o “Huye Huye Stadium”, palco do jogo com os Mambas.
O seleccionador nacional do Ruanda, Carlos Alos Ferrer, anunciou, na semana passada, a pré-convocatória composta por 28 jogadores.
Nas sessões de treino já realizadas, o Ruanda tem ensaiado os aspectos técnico-tácticos. Ferrer quer superar Moçambique e somar três pontos.
“Moçambique é uma grande equipa. Temos que ser muito sérios e mentalmente fortes para travá-los. Este será um bom teste. Precisamos levar o jogo a sério e, por outro lado, trabalhar muito duro no aspecto ofensivo”, disse o técnico dos “Amavubi” em entrevista ao “The New Times”.
Carlos Alos Ferrer clarificou que “vamos jogar pela primeira vez com os nossos adeptos, por isso acreditamos que tal pode levantar a nossa moral”.
A finalizar, o seleccionador nacional do Ruanda deixou claro que “vamos preparar-nos com todas as nossas forças para somar os três pontos”, acrescentou.
O Ruanda está em último lugar no Grupo L com 2 pontos, dois atrás de Moçambique e Benim, selecções que ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
YANNICK: A GRANDE NOVIDADE NA CONVOCATÓRIA
O médio do Sandviken, Yannick Mukunzi, foi incluído na lista de 28 convocados provisórios dos “Amavubi” para o duelo com os Mambas a 18 de Junho.
Mukunzi tem estado em evidência no Sandviken, depois de ter recuperado de uma longa lesão. Mukunzi não disputa uma partida internacional pelo Ruanda desde Setembro de 2021 devido a uma série de lesões que o deixaram fora dos relvados. O médio fará a sua primeira aparição nos “Amabubi” desde que Ferrer assumiu a equipa em Março de 2022.
O técnico também convocou o avançado do Al Wahda, Patrick Mutsinzi, o defesa Noe Uwimana, que evolui no Philadelphia Union dos EUA, e o médio Danny Ndikumana, do Rukinzo FC.
O avançado Innocent Nshuti é outra cara nova notável na selecção nacional de futebol do Ruanda, após uma temporada impressionante na formação do APR. Eis a lista de convocados: Guarda-redes: Fiance Ntwali (AS Kigali), Pierre Ishimwe (APR) and Adolphe Hakizimana (Rayon Sports). Defesas: Fitina Ombalenga (APR), Ally Serumogo (SC Kiyovu), Noel Uwimana (Philadelphia Union), Emmanuel Imanishimwe (FAR Rabat), Christian Ishimwe (AS Kigali), Jimmy Ange Mutsinzi (JERV), Abdul Rwatubyaye (Rayon Sports), Thierry Manzi (AS Kigali), Faustin Usengimana (Al Qasim SC) and Aimable Nsabimana (SC Kiyovu).
Médios:Djihad Bizimana (Denze), Steve Rubanguka (Zimbru Chrisnau), Hakim Sabaho (Lille), Muhadjiri Hakizimana (Police), Yannick Mukunzi (Sandviken), Jean Bosco Ruboneka (APR), Samuel Gueullette (Raal La Louvierre) and Rafael York (Geffle IF).
Avançados: Dominique Savio Nshuti (Police), Didier Mugisha (Police), Patrick Mutsinzi (Al Wahda), Abeddy Biramahire (US Songo), Innocent Nshuti (APR), Gilbert Mugisha (APR) and Danny Ndikumana (Rukinzo).