O País – A verdade como notícia

Mambas terão apoio de adeptos moçambicanos e da SADC na Argélia

A selecção nacional de futebol já se encontra em Argel, para o embate de terça-feira diante da Argélia. À sua chegada à capital argelina, os Mambas foram recebidos pelo Embaixador moçambicano naquele país.

O jogo diante do Uganda, em que os Mambas venceram por 3-1, fica para trás. Foi uma vitória que coloca o combinado nacional ainda na rota do Mundial-2026.

Esta sexta-feira, a delegação moçambicana chegou a Argel para preparar o jogo de terça-feira, e foi recebido pelo embaixador moçambicano na Argélia, Eduardo Namburete, que garantiu muito apoio aos Mambas.

“Estamos extremamente esperançados. Esperamos que a mesma energia que tivemos no Egipto, vamos continuar com essa energia aqui e prometemos também os nossos aplausos, os nossos apitos, o apoio dos moçambicanos residentes aqui na Argélia e também da comunidade do país da SADC, que já manifestaram seu interesse em apoiar a nossa selecção durante esse jogo”, disse.

Namburete esclareceu que são esperadas cerca de 500 adeptos a apoiarem os Mambas na Argélia. “Fundamentalmente são estudantes moçambicanos aqui na Argélia, mas para além dos estudantes moçambicanos e outros moçambicanos residentes, temos o apoio da comunidade dos países da SADC. No total, esperamos ter cerca de 400, 500 pessoas aplaudidas a favor do moçambicano”, confirmou o embaixador moçambicano na Argélia.

Namburete diz que os adeptos que vão apoiar os Mambas acreditam que é possível chegar ao Mundial do próximo ano. “Essa é a crença que todos nós temos e esse apoio dos adeptos da SADC, de facto, é uma demonstração do carinho que tem por Moçambique e a vontade de ver um dos países da região a atravessar este mar e chegar ao Mundial”.

Chiquinho Conde também acredita na qualificação ao Mundial, mas prefere estar com os pés bem assentes no chão. Sem debandar, o Conde dos Mambas diz que o jogo diante da Argélia é para desfrutar.

“Vamos concentrar-nos naquilo que são as nossas tarefas, acreditar sempre no nosso processo, porque é isso que nos levou até aqui, o nosso sonho continua intacto, mas sabemos que vai ser uma tarefa árdua e queremos estar à altura deste mesmo acontecimento. Sabemos perfeitamente que a Argélia, desde o início, é a candidata número 1 deste grupo, mas nós estarmos na mesma situação de igualdade em termos pontuais, o tudo pode acontecer. Vamos divertir-nos, não agarrarmos nisto como uma grande responsabilidade ou como se fosse de vida ou morte, mas vamos desfrutar e só assim é que nós podemos conseguir um bom resultado”, argumentou.

Os Mambas, que chegaram com um dia de antecedência em relação aos donos da casa, realizaram este sábado o primeiro treino em solo argelino e os jogadores já projectam o embate de terça-feira.

Os Mambas são co-líderes do grupo G em igualdade pontual com a Argélia, com 12 pontos cada, e o jogo de terça-feira vai ditar o líder isolado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos