Depois de mais uma reunião magna da Confederação Africana de Futebol, CAF, realizada no passado dia 16 de Novembro, em Rabat, Marrocos, o organismo que tutela o futebol africano decidiu pela alteração das datas inicialmente agendadas para a realização das jornadas subsequentes de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, CAN-2019, que terá lugar nos Camarões.
A decisão visa permitir que as cinco selecções africanas qualificadas para a Copa do Mundo FIFA 2018, nomeadamente, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia, aproveitem a janela de Março de 2018, da Data-FIFA, para se prepararem para a fase final do campeonato do mundo, Rússia-2018.
Guiné-Bissau em Setembro de 2018 e Março de 2019
Vale isto dizer que os Mambas, que deveriam receber a Guiné-Bissau e a Namíbia em Março, na dupla jornada, só vão defrontar os guineenses em Setembro, nomeadamente entre 3 a 11, em Maputo, a contar para a segunda jornada.
A terceira e a quarta jornada serão disputados no mês de Outubro, sendo que a terceira será entre os 8 a 11 de Outubro e a quarta jornada de 12 a 16 do mesmo mês. Nesta jornada os Mambas terão pela frente a Namíbia, nomeadamente, em Maputo e Windhoek.
O ano de 2018 termina com a quinta jornada, marcada para a semana de 12 a 20 de Novembro, na qual o combinado nacional vai disputar a partida diante da Zâmbia, em Maputo.
Assim, a última jornada de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, Camarões-2019, terá lugar em Março de 2019, onde a selecção nacional desloca-se a Bissau.
São alterações que de uma ou de outra forma vão implicar a alteração do calendário das selecções nacionais, relativamente aos seus compromissos, oficiais como particulares, inicialmente agendados para 2018, uma vez que os jogos das selecções para este ano já terminaram.
Recorde-se que a esta altura, após a disputa da primeira jornada, Moçambique e Guiné-Bissau lideram o grupo K de qualificação ao CAN-2019, após vitórias diante da Zâmbia e Namíbia, respectivamente.
Os Mambas venceram a Zâmbia, em Lusaka, por uma bola sem resposta, com golo de Ratifo, já em tempo de compensação, quebrando um enguiço que durava desde a independência nacional, em 1975, daí que lideram o grupo K, com os mesmos pontos da Guiné-Bissau, que também venceu, em casa, a Namíbia.
Amigáveis em Março de 2018
E porque os Mambas falharam a partida que devia ter realizado em Novembro passado, diante da Arábia Saudita, referente a Data-FIFA, por razões de ordem organizacional, que seria o último antes do jogo diante da Guiné-Bissau, no calendário anterior, terão, assim, uma oportunidade antes da partida de carácter importante para as suas aspirações. É que o mês de Março de 2018 foi, no novo calendário, reservado para os jogos amigáveis de carácter particular, nomeadamente entre os dias 19 a 27. Ou seja, nesse período, a selecção nacional poderá escolher dois adversários para preparar a segunda jornada diante da Guiné-Bissau.
O mês de Junho, que também é usado para a Data-FIFA, é outra oportunidade que o conjunto moçambicano terá para preparar os jogos dos meses de Setembro, Outubro e Novembro.
Ademais, o mês de Junho, que será caracterizado pela disputa da fase final do campeonato do mundo, na Rússia, é, também, da realização do torneio da Cosafa, uma competição regional que é disputado por selecções da região austral de África e em que os seleccionadores preferem usar para rodar as selecções secundárias ou de escalões inferiores, nomeadamente sub-23 e sub-20, como forma de descobrir outros talentos que podem entrar para as respectivas selecções.