A selecção nacional de futebol só arranca com os trabalhos de preparação para a fase final do CHAN da Argélia na próxima segunda-feira, segundo uma fonte federativa. O combinado nacional vai realizar duas ou três sessões em Maputo, antes da partida para Argel, onde vai cumprir um estágio de 12 dias, antes do arranque da prova continental.
Contrariamente ao que havia sido propalado na semana passada, que dava conta de que os Mambas iniciariam com os trabalhos de preparação com vista à sua participação no CHAN da Argélia 2023, na passada sexta-feira, a informação mais actualizada refere que somente na segunda-feira, 26 de Dezembro, é que a máquina começa a funcionar.
Inicialmente, estavam previstas sessões de treinos bi-diárias, durante uma semana, ou seja, da sexta-feira passada para sexta-feira desta semana, interrompidas apenas para a quadra festiva, retomando na segunda ou terça-feira.
Mas devido a questões logísticas, aliadas à falta de verbas que possibilitem um estágio de 15 dias em Maputo e mais 12 dias na Argélia, a Federação Moçambicana de Futebol, em coordenação com a equipa técnica, acabou por adiar o arranque dos trabalhos para a próxima semana.
Assim, os jogadores convocados por Chiquinho Conde devem apresentar-se na segunda-feira, dia seguinte após a quadra natalícia, para que na terça-feira tenham duas sessões de treinos, o mesmo sucedendo na quarta-feira. A partida para Argel, capital argelina, está marcada para dia 28, onde vai arrancar o estágio de 12 dias antes, com intenções de se ambientarem às temperaturas e outras condições no local da realização da prova, antes do início da prova.
Recorde-se que o presidente da Federação Moçambicana de Futebol não confirmou a realização de jogos amigáveis de preparação, tendo confirmado apenas que há convites de cinco selecções que pretendem jogar com os Mambas antes do arranque do CHAN, entre elas Angola e Egipto.
Entretanto, Sidat deixou a responsabilidade de se aceitarem os convites formulados para a disputa de um amigável antes do CHAN nas mãos de Chiquinho Conde, que se encontra neste momento em Portugal a gozar alguns dias de férias.
Os Mambas estão inseridos no grupo A, juntamente com a anfitriã Argélia, Líbia e Etiópia, esta última a primeira que defronta o conjunto moçambicano, a 13 de Janeiro, dia de abertura da prova.
A selecção nacional joga sucessivamente com Líbia, a 17 de Janeiro, e Argélia, a 21 do mesmo mês.
Eis a lista dos jogadores convocados:
GUARDA-REDES
IVANE URUBAL – Associação Black Bulls
VICTOR GUAMBE – Costa do Sol;
FASISTÊNCIO “FAZITO” JOÃO – Ferroviário de Nampula
DEFESAS:
INFREN MATOLA – União Desportiva do Songo;
DOMINGOS MACANDZA – Costa do Sol;
BHEU JANUÁRIO – União Desportiva do Songo;
DANILO MUZE – Costa do Sol;
FRANCISCO “CHICO” MUCHANGA – Costa do Sol;
MARTINHO THAUZENE – Associação Black Bulls;
FELICIANO “NENÉ” JONE – Associação Black Bulls;
FERNANDO MACAIME – União Desportiva do Songo
MÉDIOS:
AMADE “AMADOU” MOMADE – União Desportiva do Songo;
SHAQUILLE NANGY – Ferroviário de Maputo;
DÁRIO MELO – União Desportiva do Songo;
JOAO BONDE – Ferroviário da Beira;
AILTON “YUDE” MACUÁCUA – Ferroviário de Maputo;
SADDAN “KITO” GUAMBE – Ferroviário de Maputo
AVANÇADOS:
STÉLIO “TELINHO” ERNESTO – Costa do Sol;
NELSON DIVRASSONE – União Desportiva do Songo;
MELQUE ALEXANDRE – Black Bulls
ISAC CARVALHO – Ferroviário de Nampula;
PACHOIO “LAU” KING – União Desportiva do Songo;
MELVEN CHOI – Ferroviário da Beira