A selecção nacional de futebol, os Mambas, regressou aos treinos, na Argélia, agora em preparação para o embate dos quartos-de-final do CHAN, diante do Madagáscar. Chiquinho Conde diz que os jogadores estão focados no adversário e só pensam em continuar a fazer história nesta competição.
Depois de dois dias de descanso dados pela equipa técnica para desfrutar depois da qualificação para os quartos-de-final do CHAN, e tendo em conta o tempo que separava o último jogo do próximo, os Mambas regressaram ao trabalho, esta terça-feira, com a moral em alta, segundo Chiquinho Conde, seleccionador nacional, que diz que o principal foco é continuar a fazer história.
“A moral está alta. Estamos a meio da caminhada da história e temos que continuar focados no nosso adversário desta fase do ‘mata-mata’ e devemos estar concentrados naquilo que é o nosso principal objectivo e foco, que é continuar a fazer história”, disse o seleccionador nacional.
O actual estado anímico dos jogadores é saudável e recomenda-se. É esta situação que Chiquinho Conde quer aproveitar para alcançar mais feitos históricos para o país. “Estamos a viver um momento extraordinário futebolisticamente e queremos continuar a surpreender o mundo com as nossas exibições”, disse Conde, acrescentando que “todo o mundo está agradado aqui mesmo na Argélia e no nosso país com a nossa participação, e não queremos ficar por aqui, porque isso também nos enche de orgulho, mas também nos aumenta a responsabilidade”.
Uma responsabilidade acrescida agora em função do adversário que vão defrontar nos quartos-de-final: o Madagáscar. “Sabemos perfeitamente que há uns anos a esta parte com Madagáscar nós virávamos as 5 e acabávamos as 10, mas agora já não. Esse fosso encurtou”, reconhece Chiquinho Conde.
E os últimos resultados são disso prova. “No último resultado com Madagáscar, nós perdemos e até fomos eliminados por esta selecção e nota-se perfeitamente que é uma equipa fortíssima”, diz. Aliás, Madagáscar é a selecção mais concretizadora deste CHAN e “é preciso ter em conta”.
Mas por ora, Chiquinho Conde quer aproveitar os próximos dias e treinos para estudar os momentos do jogo do adversário “para podermos explorar os seus pontos fracos, porque todas as equipas têm, e temos que ser minuciosos e assimilar aquilo que vão ser as nossas ideias para conseguirmos levar vantagem no jogo com Madagáscar. Este é o nosso principal foco e objectivo”.
ADN DOS MAMBAS É FUTEBOL, FESTA E ALEGRIA
O seleccionador nacional falou ainda da sua visão para os bons resultados dos Mambas, nomeadamente a forma com que os Mambas têm estado a jogar e a encarar os jogos com os seus adversários.
Para o seleccionador nacional, “a diversão tem que estar sempre intrínseca nos Mambas”. Afinal, o ADN da selecção nacional é o mesmo: futebol, festa, alegria, “e eu quero que os meus jogadores estejam alegres”.
“Obviamente, queremos continuar a escrever o nosso nome com letras bem garrafais na história do futebol moçambicano, e para isso temos que ter a alegria que nos levou até aqui”, assume o Chiquinho Conde, antigo capitão dos Mambas e único jogador moçambicano a disputar três fases finais do CAN.
Mas o principal segredo para o sucesso é a forma com que os Mambas se apresentam. “Esta é uma equipa tacticamente rigorosa, respeitando sempre o adversário, com humildade e depois ter alegria e jogar à vontade, sem medo de errar e ter sempre em foco o nosso ideal de que se não der para ganhar nunca deve dar para perder”.
Os Mambas prosseguem os treinos esta quinta-feira, desta feita em Constantine, outra cidade argelina que acolhe os jogos do CHAN.
QUARTOS-DE FINAL DO CHAN JÁ DEFINIDOS
Já são conhecidos os cruzamentos dos quartos-de-final do CHAN 2022 que decorre na Argélia, com destaque para o jogo Moçambique e Madagáscar, que se disputa sábado. Com a conclusão da fase de grupos, esta terça-feira, pelos grupos D e E, ficaram definidos os jogos dos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado para jogadores que actuam nos respectivos campeonatos internos.
Nos jogos da derradeira jornada da fase de grupos, Mauritânia e Níger asseguraram as últimas vagas, após vitórias tangenciais diante do Mali e Camarões, respectivamente.
A Mauritânia acabou por vencer o grupo D e deixou para trás as selecções de Angola e Mali, enquanto Níger afastou Camarões e Congo da fase seguinte.
Assim, para os quartos-de-final, sexta-feira, Argélia mede forças com Costa do Marfim, às 18h00, e Senegal defronta Mauritânia, às 21h00. Sábado será a vez de o combinado moçambicano cruzar caminho de Madagáscar, às 18h00, enquanto Níger e Gana fecham a eliminatória quando forem 21h00.
No cruzamento das meias-finais, o vencedor do jogo Argélia vs Costa do Marfim defronta o vencedor do jogo Níger e Gana, enquanto os Mambas, em caso de derrotarem o Madagáscar, vão disputar acesso à final diante do vencedor do jogo Senegal e Mauritânia.
O CHAN 2022 decorre até ao próximo dia 4 de Fevereiro.