A selecção nacional de futebol apurou-se aos oitavos de final do CAN-2025, pela primeira vez na história, ao beneficiar dos resultados negativos das selecções que disputavam o melhor terceiro lugar dos grupos A e B.
É a história que continua a ser feita em terras marroquinas, naquela que é a sexta participação dos Mambas numa fase final do CAN.
Depois de alcançar a primeira vitória de sempre num CAN, domingo passado, esta segunda-feira, confirmou-se o sonho dos moçambicanos de alcançar, pela primeira vez, a fase seguinte de uma prova continental de selecções.
Os resultados dos jogos dos grupos A e B, esta segunda-feira, deram aos Mambas o realizar do sonho.
É que as derrotas da Zâmbia frente a Marrocos e do Zimbabwe diante da África do Sul, bem como os empates entre Comores e Mali e entre Angola e Egipto, permitiram aos Mambas festejarem sentados no sofá.
Com Marrocos e Mali qualificados pelo grupo A e Egipto e África do Sul pelo grupo B, nenhuma das outras selecções destes grupos alcança a pontuação de Moçambique para ser um dos quatro melhores terceiros que se qualificam aos oitavos-de-final.
Com a qualificação garantida resta agora saber em que posição termina no grupo F, onde vai defrontar Camarões na quarta-feira, a partir das 21h, na luta pelo segundo lugar.
Os Mambas juntam-se, assim, a Marrocos, Mali, Egipto, África do Sul, Nigéria, Tunísia, Senegal, RDC, Argélia, Costa do Marfim e Camarões nos oitavos-de-final, faltando apenas a confirmação das duas últimas selecções.

