O mundial de 2022, que terá lugar no Qatar, só se realizará daqui a três anos, mas o sorteio da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da zona africana já está feito. Moçambique disputa a pré-eliminatória diante das Maurícias, num reencontro três anos depois de terem se defrontado pela última vez. Esta é a única eliminatória que dá acesso ao sorteio da fase de grupos e disputa-se em duas mãos, sendo a primeira a 02 de Setembro e a segunda a 10 do mesmo mês.
Moçambique e Maurícias já cruzaram caminhos por sete vezes, com larga vantagem para os Mambas, que venceram quatro jogos, empataram dois e perderam um, sendo que os últimos três resultados foram os possíveis num jogo de futebol, ou seja: em 2006 empataram no torneio da Cosafa, em 2015, perderam em Maputo, e em 2016 venceram em Moroni, ambos jogos pelo mesmo resultado de 1-0, na fase de grupos de qualificação ao CAN-2017.
O sorteio realizado esta segunda-feira ditou ainda os seguintes cruzamentos: Etiópia vs Lesotho; Somália vs Zimbabwe, Eritreia vs Namíbia, Burundi vs Tanzânia, Djibouti vs Eswatini, Botswana vs Malawi, Gâmbia vs Angola, Libéria vs Serra Leoa, Maurícias vs Moçambique, Sudão do Sul vs Guiné-Equatorial, Comores vs Togo, Chad vs Sudão, Seychelles vs Ruanda e o embate lusófono entre São Tomé e Príncipe vs Guiné-Bissau.
Os vencedores desta pré-eliminatória juntam-se aos 26 países africanos mais bem posicionados no ranking da FIFA para o sorteio da fase de grupos, que vão formar 10 grupos, apurando-se o primeiro de cada para uma eliminatória final, qua vai apurar as cinco selecções que vão representar o continente no mundial de Qatar, em Novembro e Dezembro de 2022.
