O País – A verdade como notícia

Mambas menos cotados do grupo e da prova

Moçambique é a única selecção do grupo B do CAN da Costa do Marfim que ainda não venceu um jogo em fases finais dos Campeonatos Africanos das Nações. Os Mambas entram como a selecção com menos cotação do grupo. Além disso, os Mambas estão entre os que têm menos possibilidades de conquistar o Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim.

Estatísticas entre clubes e selecções de qualquer modalidade são apenas números, uma vez que o que conta é o resultado no final de cada jogo. Mas quando se trata de competições continentais e mundiais, as estatísticas têm o seu valor na hora do sorteio.

Por isso os Mambas estiveram no pote 4 do sorteio do CAN da Costa do Marfim e calharam com o Egipto, que estava no pote 1, Gana, que esteve no pote 2, e Cabo Verde, no pote 3.

Os faraós são os mais cotados em termos estatísticos. Esta é a 26a participação em fases finais, onde disputaram 107 jogos, venceram 60, empataram 20 e perderam 27 jogos. Ao todo marcaram 168 golos e sofreram 90 golos. 33o colocado no ranking da FIFA, o Egipto já conquistou o CAN por sete ocasiões.

Se a selecção de Mohamed Salah é candidata a passagem aos oitavos-de-final, o mesmo pode se dizer do Gana, selecção que já venceu o CAN por quatro ocasiões. As Estrelas Negras vão na sua 24a participação de uma prova onde já disputaram 102 jogos, venceram 54, empataram 27 e perderam 27. Marcaram 133 golos e sofreram 87.

Cabo Verde é uma das quatro selecções dos PALOP’s no CAN, naquela que é a sua quarta presença. Nas edições anteriores tiveram 11 jogos, duas vitórias, seis empates, três derrotas, seis golos marcados e nove golos sofridos.

Já Moçambique, apesar de ir para a sua quinta presença numa fase final do CAN, soma, em termos estatísticos, com 12 jogos disputados, nenhuma vitória, dois empates, 10 derrotas, quatro golos marcados e 26 sofridos, ou seja, o pior registo dos integrantes do grupo B.

Estatísticas à parte, os Mambas procuram a sua primeira vitória na prova, a primeira passagem à fase seguinte e toda história possível de se fazer na Costa do Marfim.

 

MAMBAS COM POSSIBILIDADES DE CONQUISTAR PROVA

Por outro lado, a selecção nacional de futebol está entre os que têm menos possibilidades de conquistar o Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim. Os Mambas estão em 22o lugar dos potenciais candidatos a vencer a prova.

Uma pesquisa feita pela Opta Supercomputer, uma plataforma de análises desportivas, revela que os Mambas são dos menos cotados a conquistarem o CAN da Costa do Marfim.

Ou seja, das 24 selecções que vão disputar a prova que arranca já no sábado, Moçambique é o terceiro, de baixo para cima, ou seja, na 22a posição dos potenciais candidatos a conquistar o canecão, com 0.6% de possibilidades.

Ainda assim, Moçambique está acima de outras duas selecções, nomeadamente Angola e Namíbia, ambas com 0.5% de possibilidades, e abaixo de outras 21 selecções participantes, casos da Mauritânia, Tanzânia e Gâmbia.

Dos países com mais possibilidades de conquistar a prova, o Senegal, actual detentor do troféu, aparece na frente com 12.8% de possibilidades de revalidar o título, seguido da Costa do Marfim, anfitrião, com 12.1% de possibilidades, e Marrocos, que fecha o top-3, com11.1%.

Do grupo de Moçambique, Egipto é que está com a melhor cotação, na 5a posição, com 8.5%, seguido do Gana, na 9a posição, com 5.3% e Cabo Verde, com 0.9%, na 16a posição.

Para já 12 selecções já se encontram na Costa do Marfim, nomeadamente Marrocos, Guiné-Bissau, Tanzânia, Moçambique, Egipto, Argélia, Camarões, Gana, Gabão, Guiné-Equatorial, Namíbia e Nigéria.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos