O País – A verdade como notícia

Mambas jogam pela história diante do Gana: difícil, não impossível!

Foto: CAF

A selecção nacional de futebol, os Mambas, defronta, esta segunda-feira, a sua congénere do Gana, em partida da terceira e última jornada do grupo B da fase final do CAN da Costa do Marfim. É o tudo ou nada diante das Estrelas Negras, sendo que o resultado que interessa aos Mambas é a vitória, para fazer história no CAN

Tudo ou nada! É fazer história ou deixar a história passar ao lado! Diante do Gana só um resultado interessa aos Mambas se quiserem manter vivo o sonho de fazer história neste CAN.

É que, com Cabo Verde já qualificado em primeira no grupo e a defrontar o Egipto, segundo com dois pontos, há mais possibilidade de o seleccionador cabo-verdiano, “Budista”, usar a segunda linha dos jogadores, para permitir que todos tenham oportunidade de jogar na prova, e consequentemente mais possibilidades dos faraós saírem vencedores.

Nesta ordem de ideias, Moçambique e Gana, que contam com um ponto cada, estariam a lutar por um melhor terceiro lugar, dos quatro que passam para a fase seguinte. Mas, para tal, teriam de sair do jogo com a vitória para somar quatro pontos e sonhar.

Por isso, será o jogo do tudo ou nada para os Mambas, o mesmo para as Estrelas Negras, para continuarem a fazer história, ou então deixarem que a história passe ao lado e a selecção regresse mais cedo ao país.

Gana: Osso duro de roer

Moçambique não terá tarefa facilitada no embate desta segunda-feira diante do Gana, um adversário que nunca antes tinha ganhado. São seis jogos na história dos confrontos entre as duas selecções, dos quais as Estrelas Negras venceram quatro jogos e empataram dois.

No CAN da África do Sul, em 1996, o Gana venceu por duas bolas sem resposta, no primeiro jogo de sempre entre as duas selecções.

Dois anos depois, as duas selecções defrontaram-se duas vezes em jogos de controlo que antecediam à fase final do CAN do Burquina Faso. No primeiro deles, a 14 de Janeiro, houve empate sem abertura de contagem, e no segundo, a 19 do mesmo mês, as Estrelas Negras venceram por 3-1, com Tico-Tico a marcar o golo de honra.

No ano seguinte, na fase de qualificação para o CAN do ano 2000, os Mambas foram afastados na eliminatória única, por uma bola sem resposta, somando a terceira derrota com o Gana.

Os dois últimos confrontos aconteceram em 2016, na qualificação para o CAN 2017, com o Gana a vencer o primeiro jogo, em Accra, novamente por 3-1, com Sonito a apontar o tento de honra, e na segunda volta, em Maputo, registo do segundo empate, novamente sem abertura de contagem.

Realce nas duas selecções para jogadores que voltam a cruzar-se, entre os quais Jonathan Mensah, Jordan Ayew, Daniel Amartey e Andre Ayew, do lado das Estrelas Negras; Edmilson, Clésio, Reinildo, Domingues, Gildo e Witi, do lado dos Mambas.

Em mais um frente-a-frente entre os jogadores das duas equipas, resta saber quem sairá o vencedor do embate entre Moçambique e Gana, marcado para as 22h00 de Maputo, mesma hora em que Cabo Verde e Egipto disputam o outro jogo do grupo B.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos