O País – A verdade como notícia

Mambas já trabalham em Dakar a pensar no Senegal

Foto: FMF

O combinado nacional realizou uma sessão de treinos esta quarta-feira, com todos os jogadores convocados por Chiquinho Conde, esperando-se que se realize mais uma, esta quinta-feira, de reconhecimento do relvado do Estádio Abdoulaye Wade, local do jogo.

Chegaram na noite de terça-feira e não houve espaço para a realização do treino de recuperação física, tal como pretendia Chiquinho Conde, no seu plano de trabalhos.

Ainda que a viagem tenha sido repartida, o chefe da delegação e vice-presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Jorge Bambo, deu garantias de que todos os jogadores estão em boas condições, quer de saúde quer físicas, para defrontar o Senegal.

“Vê-se alegria nos jogadores e estão todos em condições. Acredito que teremos uma boa prestação diante do Senegal. Encontramos no hotel, em Dakar, jogadores que vieram da Europa, na companhia do mister Chiquinho Conde”, disse Jorge Bambo.

Esta quarta-feira, os Mambas estiveram num dos campos perto do hotel onde estão hospedados para o primeiro treino de conjunto, onde a prioridade foi a recuperação física, mas também os trabalhos técnicos-tácticos, com destaque para o sector defensivo, onde o seleccionador nacional quer maior concentração e dinamismo.

É ambição do seleccionador nacional, demonstrada no treino desta quarta-feira, ter uma equipa aguerrida e focada em todos os sectores, e deverá montar uma equipa para jogar em bloco baixo, ou seja, mais defensivo, e a priorizar os contra-ataques para tentar surpreender.

Hoje, quinta-feira, os Mambas realizam o treino de adaptação ao recinto da partida à hora do jogo, ou seja, 19 horas locais, 21 horas de Maputo.

 

CONDIÇÕES ENCONTRADAS SÃO PÉSSIMAS

Entretanto, algumas condições encontradas pelos Mambas em Dakar não são do agrado da delegação, uma vez que não são as que esperavam encontrar naquele país. O vice-presidente para as selecções nacionais, Martinho Mucuane, ou simplesmente Paíto, lamentou a situação e pediu desculpas aos jogadores.

“O campo que nos foi oferecido para treinar é péssimo e sem condições mínimas para a prática de futebol. É de lamentar, porque os jogadores são profissionais e merecem boas condições para trabalhar, e é prejudicial para uma selecção. Por isso, peço desculpas a estes profissionais que fizeram tantos quilómetros para estar aqui e encontrarem estas condições. Até o próprio hotel não tem condições para receber uma selecção”, disse Paíto ao RM Desporto.

Paíto disse ainda que houve falha da equipa de avanço na escolha do hotel e do campo para os Mambas. “Se Moçambique almeja estar no topo das grandes selecções africanas, temos que começar nós mesmos, como federação – [e] os nossos parceiros – a criar melhores condições para os jogadores. Deparamo-nos com esta situação logo de manhã e já não temos como mudar isto. Enviámos uma equipa para vir preparar esta chegada e confiamos nela, mas, claramente, eles falharam na escolha do campo e nós, como federação, temos que assumir esta responsabilidade”, acrescentou Paíto.

Domingues, capitão dos Mambas, também lamentou as condições oferecidas para os trabalhos da selecção nacional. “São situações que já viemos reclamando com a Federação, acho que não é bom, a maioria dos jogadores vem dos clubes e as condições são boas e quando chegamos à selecção encontramos estas situações é desagradável treinar num piso duro e propenso a lesões. Por outro lado, temos a questão do hotel que não é para o nível de uma selecção como Moçambique, temos que encontrar condições para uma equipa profissional”, comentou Domingues.

Houve ainda espaço para o baptismo a Gion Chande, novo membro do banco de dados dos Mambas, que mostrou-se satisfeito por poder integrar a selecção de Moçambique e disse estar integrado no conjunto.

Chande disse que vai trabalhar a todo gás por forma a merecer a escolha de Conde para o embate frente ao Senegal. “Estou muito satisfeito por juntar-me ao grupo pela primeira vez. Ontem (terça-feira) fizemos uma viagem longa e agora estamos já a trabalhar no Senegal, estou entusiasmado para as duas próximas partidas. Não conhecia ninguém e a equipa está feliz por me ver e receber, é um grupo simpático e alegre”, disse Gion Chande.

Os Mambas procuram um resultado satisfatório nas terras de Sadio Mané, para receber o Senegal, a 28 deste mês, com alguma margem de possibilidade de qualificação para o CAN 2023, que terá lugar na Costa do Marfim.

 

ALIOU CISSÉ DIZ QUE MOÇAMBIQUE É ADVERSÁRIO DIRECTO

O seleccionador nacional de futebol do Senegal já começou a fazer a antevisão ao jogo da próxima sexta-feira diante dos Mambas, em Dakar, e assume que é o adversário directo no grupo, no que diz respeito à qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, em Janeiro e Fevereiro de 2024.

Aliou Cissé, treinador do Senegal, assumiu, em conferência de imprensa que marcou o arranque dos trabalhos de preparação dos leões de Teranga, que “Moçambique é o nosso adversário directo do grupo”.

Para o seleccionador senegalês, as duas próximas jornadas, diante dos Mambas, são as mais importantes para a qualificação da sua selecção para o CAN 2023. O técnico da selecção do Senegal assume que Moçambique, adversário que soma quatro pontos, vai apresentar dificuldades aos Leões de Teranga por ser bem treinada e possuir jogadores interessantes.

“Temos uma terceira e quarta jornadas muito importantes e não podemos esquecer que iremos disputar as nossas duas últimas jornadas fora de casa, contra Ruanda e Benim. Então, vencer os próximos dois jogos pode ajudar-nos, principalmente porque é contra uma equipa que é nosso adversário directo com 4 pontos, difícil de vencer e que tem alguns jogadores interessantes”, disse Aliou Cissé.

A selecção do Senegal iniciou a preparação na terça-feira, um dia antes dos Mambas, e está focada em vencer o jogo. Cissé diz mesmo que “estamos a preparar-nos para perturbar o nosso adversário e conquistar os três pontos”.

Aliás, Aliou Cissé acredita que os Mambas foram bem supervisionados e, por isso, a sua selecção está a preparar uma surpresa para conquistar os três pontos.

Senegal é líder do grupo L de qualificação para o CAN da Costa do Marfim com seis pontos, fruto de duas vitórias conquistadas diante do Benim e Ruanda, respectivamente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos