O País – A verdade como notícia

Mambas já estão em Durban para disputar o Cosafa 2022

Foto: FMF

A selecção nacional de futebol, os Mambas, partiu ontem para Durban, na África do Sul, onde vai disputar o torneio regional Cosafa 2022. Chiquinho Conde levou os 23 jogadores convocados para a empreitada, que se inicia esta quarta-feira, diante da África do Sul, para os quartos-de-final.

Depois de cinco dias de treinos em solo pátrio, onde realizaram sete sessões, alguns deles bidiários, o combinado nacional acabou por partir, este domingo, para o local da disputa do Torneio Cosafa 2022, em Durban.

Naquela cidade sul-africana, os Mambas vão realizar duas sessões de treinos e uma de reconhecimento do relvado do King Zwelithini Stadium, que vai acolher o embate entre a África do Sul e Moçambique, dos quartos-de-final da prova, quarta-feira.

Ou seja, estão previstas para esta segunda-feira duas sessões, sendo uma matinal e outra no período da tarde. A sessão matinal será de relaxamento, depois de quase um dia de viagem, enquanto a da tarde será mais intensa, com a equipa técnica a priorizar aspectos técnico-tácticos, a finalização e a defesa.

Já na terça-feira, os Mambas farão reconhecimento do relvado que vai acolher o jogo, aproveitando o facto de os dois dias, segunda e terça-feiras, estarem reservados para o descanso, depois da disputa da fase de grupos.

Os 23 jogadores que seguiram para Durban partiram confiantes num bom resultado diante dos Bafana Bafana, embora reconheçam o poderio do adversário, que é detentor do troféu.

Durante os trabalhos realizados em solo pátrio, os jogadores mostraram essa confiança, realçando a importância de assimilar a filosofia do seleccionador nacional. “Estamos a cumprir tudo aquilo que o Mister pretende para o Cosafa, assim como para a qualificação ao CHAN, e acredito que todo o pessoal está motivado e com a mesma ambição e objectivo – chegar à África do Sul e fazer uma boa campanha – para depois esperar o jogo com a Zâmbia, no Zimpeto”, disse Edmilson Dove, durante uma das sessões realizadas no campo anexo do Costa do Sol.

Aliás, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, priorizou uma miscelânia de jogadores, com os mais experientes a fazerem sala aos mais novos. Isac de Carvalho, Edmilson Dove, Telinho, Amadou, Chico e Nené fazem parte do grupo dos mais antigos, enquanto jogadores como Danilo, Danito, Dário Melo, Nelson Divrassone, João Bonde, Melven Choi e Yude têm menos experiência em jogar pelos Mambas.

Recorde-se que os Mambas estiveram isentos da fase de grupos e entram em cena nos quartos-de-final, diante da África do Sul, seguindo-se o vencedor do embate entre Madagáscar e Namíbia, nas meias-finais, em caso de vitória, ou a selecção que perder no mesmo jogo, em caso de derrota, mas já para as eliminatórias do 8º ao 5º classificado.

O torneio regional Cosafa é disputado por 14 selecções nacionais, com destaque para o Senegal, convidado a esta prova pela segunda vez consecutiva.

A África do Sul é o detentor do troféu conquistado ano passado às custas do Senegal, depois da vitória por 5-4 na marcação das grandes penalidades, após nulo no tempo regulamentar e prolongamento.

 

EIS OS JOGADORES QUE SEGUIRAM PARA DURBAN

 

GUARDA-REDES

ERNAN        UD SONGO

IVAN           BLACK BULLS

VICTOR       COSTA DO SOL

 

DEFESAS

INFREN        UD SONGO

MEXER         COSTA DO SOL

EDMILSON   UD SONGO

DANILO       COSTA DO SOL

FÓIA            FER. BEIRA

CHICO         COSTA DO SOL

MARTINHO BLACK BULLS

DANITO      UD SONGO

 

MÉDIOS

AMADOU    UD SONGO

SHAQUILE    FER. MAPUTO

DÁRIO         UD SONGO

NENÉ           BLACK BULLS

NELSON       UD SONGO

JOÃO           FER. BEIRA

YUDE           FER. MAPUTO

 

AVANÇADOS

TELINHO     COSTA DO SOL

MELQUE       BLACK BULLS

MELVEN       FER. BEIRA

ISAC            FER. NAMPULA

LAU KING    UD SONGO

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos