Camarões, Cabo Verde e Ruanda são os adversários dos Mambas no grupo F da fase de qualificação ao CAN-2021, que terá lugar nos Camarões. Este foi o resultado do sorteio realizado esta quinta-feira na sede da CAF, no cairo, Egipto.
O sorteio da Confederação Africana de futebol, realizado esta quinta-feira colocou os Camarões, Cabo Verde e Ruanda no caminho dos Mambas, no grupo F de qualificação ao CAN-2021. A selecção de Moçambique volta a reencontrar Cabo Verde, depois de terem estado juntos na fase de apuramento ao CAN-2015, que teve lugar na Guiné-Equatorial. Para além dos cabo-verdianos, os colossos africanos dos Camarões, também anfitriões da fase final do CAN-2021, fazem parte, como cabeças-de-lista do grupo dos Mambas, que integra ainda o Ruanda, a teoricamente mais frágil do F.
Dos embates entre os Mambas e seus adversários da fase de qualificação ao CAN-2021, destaque para uma vitória caseira e uma derrota fora de portas diante do Cabo Verde, para qualificação ao CAN-2015, para além de uma vitória no jogo amigável realizado em Portugal, em 2017, por uma bola sem resposta.
Diante dos Camarões, o maior destaque vai para a goleada sofrida, no Estádio da Machava, em 1999, por 1-6, na fase de qualificação ao CAN-2000, para além da derrota em 1986, na fase final do CAN, por 3-0.
Quanto ao Ruanda, os encontros de destaque vão para os dois jogos realizados para a fase de qualificação ao CAN-2017, nos quais registou-se uma derrota dos Mambas em Maputo e uma vitória do combinado nacional fora de portas, já com Abel Xavier no comando técnico.
Os restantes grupos de qualificação ao CAN-2021 são:
Grupo A Mali, Guiné, Namíbia e vencedor do jogo Libéria vs Chad
Grupo B Burquina Faso, Uganda, Malawi e vencedor do jogo Sudão do Sul vs Seychelles
Grupo C Gana, África do Sul, Sudão e vencedor do jogo Maurícias vs São Tomé e Príncipe
Grupo D Rep. Dem. Congo, Gabão, Angola e vencedor do jogo Djibuti vs Gâmbia
Grupo E Marrocos, mauritânia, Rep. Centro Africana e Burundi
Grupo F Camarões, Cabo Verde, Moçambique e Ruanda
Grupo G Egípto, Quénia, Togo e Comores
Grupo H Argélia, Zâmbia, Zimbabwe e Botswana
Grupo I Senegal, Congo, Guiné-Bissau e Eswatini
Grupo J Tunísia, Líbia, Tanzania e Guiné-Equatorial
Grupo K Costa do Marfim, Níger, Madagáscar e Etiópia
Grupo L Nigéria, Benin, Serra Leoa e Lesotho
A fase de qualificação inicia em Novembro deste ano.