A selecção nacional de futebol, os Mambas, está eliminada do Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, após somar mais um empate, novamente a dois golos, diante do Gana, em partida da terceira e última jornada do grupo B da fase final da prova. Foi eliminação precoce que, mesmo sem ter estado nas contas iniciais, acaba por doer, em função do que os Mambas fizeram diante dos dois colossos do grupo.
Fim da linha para os Mambas no CAN da Costa do Marfim. Neste grupo, Cabo Verde e Egipto seguem para os oitavos de final.
O selecionador nacional, Chiquinho Conde, reagindo à prestação da sua equipa disse que está orgulhoso do trabalho feito pelos jogadores que mostraram espírito de equipa.
Numa partida em que o combinado moçambicano teve maior posse de bola, o Gana marcou primeiro por Jordan Ayew através de uma grande penalidade, aos 15 minutos, resultado com que as duas equipas foram ao intervalo.
Na segunda parte, a equipa ganesa ampliou o resultado, novamente através de Jordan Ayew, também de grande penalidade, aos 69 minutos.
Apesar da desvantagem, os mambas não baixaram os braços, tendo reduzido o resultado já em período de compensação, através de um penálti convertido por Geny Catamo, jogador do Sporting.
A selecção nacional chegou ao empate, aos 90+3, com Reinildo Mandava, jogador do Atlético de Madrid, a marcar de cabeça.
O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, parabenizou os seus jogadores pela sua brilhante actuação no jogo desta segunda-feira (22), que terminou empatado a duas bolas diante do Gana (2-2), partida a contar para a terceira e última jornada do CAN Costa do Marfim.
Na conferência de imprensa pós-jogo, Chiquinho Conde lamentou o facto do árbitro principal influenciar directamente no resultado da partida e parabenizou os seus atletas que foram brilhantes.
“Hoje sou um treinador triste, porque vi no semblante triste na cara dos meus jogadores pela injustiça dentro do campo. Nós somos um país que esta a evoluir no futebol. Acho que o primeiro pênalti foi forçado, se fosse ao contrário não marcariam, não sei o segundo, acho que o árbitro condicionou o jogo. Para um jogo desta dimensão que se está a disputar a segunda e terceira posição ser condicionado pela equipa de arbitragem é muito triste. Vi a frustração na cara dos meus jogadores, estar a perder por duas bolas até aos 90′ e em pouco tempo conseguimos fazer dois golos e empatar o jogo, acho que se tivéssemos mais alguns minutinhos teríamos revirado, pois estávamos forte ofensivamente. Queremos continuar neste tipo de campeonatos. Quero dar os parabéns aos meus jogadores que foram briosos dentro do campo, e ao povo moçambicano que nos apoiou em todos os momentos. Queríamos dar a vitória ao povo de Cabo Delgado, que sofre e merecia esta vitória” referiu Chiquinho Conde.
Moçambique terminou a competição partilhado a terceira posição com dois pontos, frutos de dois empates a duas bolas, contra Egipto e Gana. Pela primeira vez os “Mambas” conseguiram somar dois pontos no certame. O combinado nacional marcou quatro golos e sofreu sete.
REINILDO É REFORÇO DO ATLÉTICO DE MADRID PARA O JOGO DESTA QUINTA-FEIRA DIANTE DO SEVILHA
De acordo com o diário espanhol, “Mundo Desportivo”, com a lesão do espanhol, César Azpilicueta, o Atlético de Madrid necessita dos trabalhos do internacional moçambicano, Reinildo Mandava, que esteve com o combinado Nacional, na CAN Costa do Marfim, representando os “Mambas”.
O clube “Colchonero” voltou a ter uma grande baixa na linha defensiva, com a lesão do polivalente espanhol, César Azpilicueta. Assim, o clube madrileno espera que Reinildo Mandava possa colmatar esta baixa e ajudar o clube no jogo desta quinta-feira contra o Sevilha, partida inserida na Taça do Rei.
Reinildo Mandava cumpriu todos os três jogos da fase de grupos na CAN, e jogou 90’ em todos eles. O lateral-esquerdo moçambicano marcou o golo do empate entre Moçambique e Gana, na última jornada da série “B”.
O jogador moçambicano de 30 anos fez exibições de alto nível nos três duelos e ganhou alguma rodagem, algo que o técnico argentino D. Simeone esperava.
O diário espanhol escreve que o técnico argentino espera que o moçambicano esteja disponível para o jogo desta quinta-feira, pois será um reforço para a equipa.
Reinildo volta para casa. Moçambique foi eliminado da Taça de África apesar de quase ter conseguido um milagre no confronto contra o Gana, com o jogador do Atlético de Madrid como protagonista.
Porque o Las Estrellas Negras venceu por 0 a 2 aos 90 minutos da partida e teve o passe para a próxima rodada na mão. Mas um desconto absurdo virou tudo de cabeça para baixo.
Jordan Ayew colocou Gana na frente com dois gols, ambos nos pênaltis, mas aos 92 minutos Catamo também diminuiu a diferença de pênalti.
E aos 94 minutos, em cobrança de escanteio, Reinildo cabeceou para a rede para empatar e dar esperança aos Los Mambas, que pressionaram para conseguir uma reviravolta que teria sido histórica.
Não chegou e Moçambique foi eliminado e Gana à beira do abismo. Porque os homens de Iñaki Williams precisam de uma carambola tripla para chegar às oitavas de final. Que os Camarões empatem com a Gâmbia, que a Zâmbia perca com Marrocos e que a Tanzânia não vença a RD Congo.
RETORNA COM FILMAGEM
O facto é que Moçambique está eliminado e com isso Reinildo regressará à disciplina do Atlético de Madrid com um remate importante depois da lesão que sofreu em Fevereiro do ano passado e que uma vez recuperado só lhe permitiu jogar alguns minutos com o equipe rojiblanco até sair com a sua equipe.
Parece muito precipitado que Reinildo esteja disponível para o jogo de quinta-feira contra o Sevilla, pelas quartas de final da Copa del Rey, mas certamente estará à disposição de Cholo para o jogo de domingo contra o Valencia.
Apesar de conhecer o moçambicano, não se pode descartar que seja um reforço de luxo para a partida do torneio K.O.