O País – A verdade como notícia

Mambas fazem últimas arestas antes do arranque do CHAN 2022

Foto: FMF

A selecção nacional de futebol entrou para a recta final do estágio de preparação com vista à sua participação no CHAN da Argélia, que arranca esta sexta-feira. Foram 11 dias de treinos que incluíram três jogos de controlo com equipas locais e uma selecção, dentro daquilo que foi o plano inicialmente traçado.

Ainda assim, de acordo com aquilo que Chiquinho Conde deixou transparecer em entrevista ao canal desportivo da Rádio Moçambique, foi pouco tempo de preparação, olhando para o ritmo das outras selecções que vão disputar a prova.

Aliás, o seleccionador nacional recordou que todas as restantes 17 selecções que vão disputar o CHAN têm os seus campeonatos ainda a decorrer e alguns países tiveram que parar para dar lugar à competição continental, contrariamente ao nosso país, que viu o seu campeonato terminar na primeira semana de Dezembro, e com os jogadores sem ritmo competitivo devido à paragem que tiveram.

Por isso mesmo, defendeu Chiquinho Conde, “era importante que tivéssemos tido mais tempo de preparação e mais jogos de controlo, porque ninguém ganha ritmo treinando apenas; só com competições é que isso se faz”.

O seleccionador nacional falava depois do último ensaio feito esta terça-feira diante do Gana, que acabou interrompido aos 80 minutos, o que terá dificultado o espaço para melhor análise e avaliação dos jogadores, uma vez que foi o único jogo de controlo com uma selecção nacional, ainda mais participante na prova.

No estágio, os Mambas realizaram três jogos de controlo, sendo dois com equipas locais da primeira divisão, dos quais venceu um, por 4-0, e perdeu outro, por 3-1. No fim dos jogos, venceu o Gana à tangente.

Ou seja, no cômputo geral, os Mambas marcaram seis golos e sofreram três, com Lau King a ser o rei dos golos, com dois golos, sendo os restantes de Melque, Telinho, Nelson e Amadou.

Esta quinta-feira, os Mambas fazem os últimos treinos bidiários, ficando o dia de amanhã, sexta-feira, reservado ao reconhecimento do piso do Estádio Nelson Mandela, onde defronta, no sábado, a Etiópia, para a primeira jornada do grupo A da fase de grupos do CHAN.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos