O País – A verdade como notícia

Mambas entre as melhores selecções da região na qualificação para Mundial 2026

Fotos: Cosafa

Os Mambas e as Comores são as únicas selecções que somam nove pontos na fase de grupos de qualificação para o Mundial de futebol de 2026, nos Estados Unidos da América, México e Canadá. As duas selecções somam três vitórias na prova e estão bem encaminhadas para a fase final da prova.

Houve excelentes desempenhos entre as selecções da Cosafa que disputam as eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026 durante esta janela internacional da FIFA, enquanto sonham com uma passagem para a fase final da competição que terá lugar nos Estados Unidos da América, México e Canadá.

O Cosafa resumiu os resultados dos dois jogos disputados, com destaque para as selecções que conseguiram vencer e estão nos lugares que podem garantir a vaga.

Angola: continua invicta nas eliminatórias com uma vitória e três empates nos quatro jogos até o momento, e está na quarta posição, dois pontos atrás do líder do Grupo D, Camarões. Os Palancas empataram 1-1 com os Leões Indomáveis na terça-feira, depois de derrotarem eSwatini por 1-0 na partida anterior. Ambos os jogos foram disputados em casa.

África do Sul: Bafana Bafana ficou satisfeito com os quatro pontos em dois jogos, um empate 1-1 na Nigéria e uma vitória por 3-1 sobre o Zimbabwe em casa. Os Bafana Bafana estão empatados em pontos na liderança do Grupo C com Ruanda e Benin, com 7 pontos cada um.

Botswana: venceu a Somália por 3-1 na segunda-feira e manteve-se na luta pelo Grupo G. Isso seguiu-se a uma derrota por 1-0 no Uganda. As Zebras estão na terceira posição há três pontos dos líderes, Argélia e Moçambique, faltando seis jogos para o final, então tudo é possível.

Comores: lideram o Grupo I, com os mesmos nove pontos do Gana, mas na frente, devido ao saldo de golos. Perderam por 2-1 contra Madagáscar, no neutro Joanesburgo, mas depois conquistaram uma vitória por 2-0 sobre o Chade, no Marrocos. É um excelente início de campanha.

Eswatini: Foi um início difícil para eSwatini nas eliminatórias do Grupo D, que sofreu quatro derrotas consecutivas, por isso na cauda sem nenhum ponto. Perdeu para Angola (0-1) e Maurícias (1-2), ambas fora de casa, nos dois jogos nesta janela.

Lesotho: O Likuena conquistou uma excelente vitória por 2-0 sobre o Zimbabwe, no neutro Joanesburgo, mas foi derrotado por 1-0 pelo Ruanda em Durban, no segundo jogo, onde poderia ter esperado somar mais pontos. No entanto, o Lesotho está na quarta posição a apenas dois pontos dos líderes do Grupo C e ainda está na disputa.

Madagáscar: Os malgaxes ficarão muito satisfeitos com os dois jogos, conquistando uma vitória por 2-1 sobre Comores, em Joanesburgo, e depois empatando sem golos com o favorito do grupo, Mali, na mesma cidade. Seguem na terceira posição do grupo há apenas dois pontos dos líderes do Grupo I, Comores e Gana.

Malawi: Uma situação mista para o Malawi nesta janela, ao derrotar São Tomé e Príncipe por 3-1, mas depois a perder por 1-0 para a Guiné Equatorial. Os malawianos somam seis pontos em quatro jogos, estão na terceira posição há quatro pontos da líder Tunísia no Grupo H.

Maurícias: As Maurícias conquistaram a primeira vitória nas eliminatórias ao derrotar o Eswatini por 2-1 e conquistaram quatro pontos em 12 possíveis até o momento. Também perderam por 1-2 para a Líbia nesta janela, um resultado apertado. A vitória sobre eSwatini foi a primeira nas eliminatórias para a Copa do Mundo desde que derrotou Uganda por 3-1 em 2003. Seguem na penúltima posição com quatro pontos.

Moçambique: Os Mambas venceram três das quatro eliminatórias e conquistaram vitórias consecutivas nesta janela, deixando-os empatados em pontos com o líder do Grupo G, a Argélia, com nove pontos cada. Derrotaram a Somália por 2-1 e depois venceram a Guiné por 1-0, no neutro Marrocos, um excelente resultado. Mas apenas três pontos separam as cinco melhores selecções deste grupo.

Namíbia: Dois empates sólidos deixaram a Namíbia em boa posição no Grupo H, já que seguem na quarta posição com cinco pontos. Estão invictos após quatro jogos no grupo, dois pontos atrás da líder Tunísia. Os namibianos empataram 1-1 com a Libéria e depois empataram sem golos na Tunísia, com ambas as partidas disputadas no neutro Joanesburgo. Sofreram apenas uma vez nas quatro partidas do grupo.

Seychelles: As Seychelles estão contra a parede, já que perderam todos os quatro jogos de qualificação do Grupo F até à data e por isso últimos sem nenhum ponto. Os ilhéus perderam por 1-5 fora para a Gâmbia e 1-3 em casa para o Burundi nesta janela.

Zâmbia: Os Chipolopolos tiveram algum trabalho a fazer nas eliminatórias depois de três derrotas consecutivas que os deixaram atrás do líder do grupo, Marrocos, por seis pontos, com este último com um jogo a menos. Perdeu por 1-2 fora em Marrocos e depois foi derrotado por 1-0 pela Tanzânia em casa nesta janela. É penúltimo do grupo com apenas três pontos.

Zimbabwe: Alguns jogos difíceis para os Warriors, pois perderam para o Lesotho (0-2) e a África do Sul (1-3). A sua jovem equipa tem agora uma montanha a escalar nas restantes partidas da qualificação, já que são lanternas vermelhas com dois pontos no Grupo C, cinco atrás dos líderes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos