O País – A verdade como notícia

Mambas conhecem adversários para CAN 2025 em Julho

Foto: FMF

A CAF agendou para 5 de Julho o sorteio da fase de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol, CAN 2025, prova que será disputada em Marrocos. O evento terá lugar em Joanesburgo, África do Sul.

Quarenta e oito nações vão conhecer o cruzamento da fase de qualificação para o CAN no próximo mês. A Confederação Africana de Futebol, CAF, agendou o sorteio para dia 5, em Johanesburgo, África do Sul.

De acordo com o organismo que gere o futebol africano, o Chade, eSwatini, Libéria e Sudão do Sul vão integrar um dos 12 grupos que vão disputar as 23 vagas que dão acesso à fase final da prova, em virtude de terem disputado a fase preliminar.

Estas quatro selecções vão-se juntar à campeã africana em título, a Costa do Marfim, e a outras, nomeadamente Argélia, África do Sul, Angola, Benim, Botswana, Burundi, Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, Comores, República do Congo, República Democrática do Congo, Egipto, Guiné Equatorial, eSwatini e Etiópia.
As restantes selecções que vão ao sorteio do dia 5 de Julho são Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Quénia, Lesotho, Libéria, Líbia, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

O arranque das eliminatórias que vão determinar as 24 nações que competirão no maior evento de África, em Marrocos, no próximo ano, está agendado para Setembro, com dois jogos. Outros jogos serão disputados em Outubro, terminando a fase de qualificação, em princípio, em Novembro.

Depois do sucesso do CAN 2023, cuja fase final foi na Costa do Marfim, a Confederação Africana de Futebol projecta uma competição com muitas inovações.

O objectivo deste organismo é elevar a qualidade competitiva da prova, trazendo mais elementos atractivos, como é o caso do incremento das premiações. Moçambique vai, mais uma vez, procurar garantir um lugar na maior montra do futebol africano, depois de em Janeiro ter deixado boas marcas na Costa do Marfim.

Recorde-se que na edição passada, em Janeiro e Fevereiro deste ano, os Mambas estiveram inseridos no grupo B, juntamente com Egipto, Cabo Verde e Gana, tendo terminado na terceira posição, com dois pontos, frutos de dois empates com os Faraós (2-2) e com as Estrelas Negras (2-2) e uma derrota frente aos Tubarões Azuis (3-1).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos