O País – A verdade como notícia

Mais Integridade diz que Venâncio Mondlane não é o único que proferiu impropérios

O Consórcio Eleitoral Mais Integridade diz que Venâncio Mondlane não é o único candidato presidencial que proferiu impropérios e espera que mais candidatos de outros partidos sejam notificados pela Procuradoria-Geral da República.

Venâncio Mondlane foi notificado no dia 10 de Setembro último a comparecer à Procuradoria-Geral da República, devido ao que a PGR considera impropérios contra instituições do Estado.

O Consórcio Eleitoral Mais Integridade não está surpreendido com a reacção do Ministério Público, mas estranha o facto de este ser o único candidato notificado diante de outros casos de discursos de ódio saídos de outros candidatos.

“Não sabemos o objecto e a matéria sobre a qual o candidato Venâncio Mondlane é chamado a responder na Procuradoria-Geral da República, mas nós queremos dizer que temos uma base de dados, e a própria informação divulgada esta semana pelo programa eleitoral já faz referência de vários casos de desinformação e de discurso de ódio. Talvez a própria PGR também pudesse usar esses dados que são públicos, que é para ver quem são os actores que estão envolvidos e poder actuar a todos e não de forma selectiva, porque há casos que não só envolvem este candidato”, disse Ernesto Nhanala, do Consórcio Mais Integridade.

Nhanala falava esta quarta-feira, numa conferência de imprensa sobre o balanço da terceira semana da campanha eleitoral. Na ocasião, o consórcio denunciou que há membros da Frelimo que estão a adquirir cartões de eleitor e a registar os seus dados.

De acordo com Augusto Bassa, do Consórcio Mais Integridade, além das brigadas da Frelimo estarem a registar, de casa em casa, cidadãos que estão em idade de votar, em Cabo Delgado, trocaram cartões de eleitor por dinheiro em Moma e Angoche, em Nampula.

No seu relatório, o Consórcio Mais Integridade reitera haver uso indevido de meios públicos para fins eleitorais, e a Frelimo lidera as estatísticas.

Os sectores da educação e saúde são os que mais foram vistos nos processos políticos.

As constatações do Consórcio Mais Integridade mostram, ainda, que houve um aumento dos confrontos entres os partidos políticos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos