Dos pacientes, 13 foram feridos em um acidente de viação, ocorrido no dia 25 deste mês, tornando este fim-de-semana, de acordo com o médico-chefe do Banco de Socorros no HCM, mais agitado se comparado com o do igual período do ano passado.
As festividades do 25 de Setembro, Dia das Forças Armadas de Moçambique, não terminaram bem para todos. O Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu mais de mil pessoas. Houve feridos, sendo “80 por queda, 72 por acidentes de viação e 52 por agressões físicas”.
Ainda durante o feriado prolongado, 13 pessoas ficaram feridas num acidente de viação do tipo despiste e capotamento de um semi-colectivo de passageiros, que ocorreu no bairro Kumbeza, no dia 25. Deste número, 12 tiveram alta e somente um se encontra internado para cuidados intensivos.
Em termos comparativos, houve mais procura pelo Banco de Socorros este ano, que no igual período do ano passado.
“Este ano, [o feriado] foi mais agitado em relação ao ano passado, em que tivemos um total de entradas de 891 pacientes, este ano, 1212. Ainda no ano passado, tivemos 693 pacientes por doença e, este ano, 911; 255 deram entrada, ano passado, por trauma (ferimentos graves) e este ano 301. No ano passado, internamos 141 numa época parecida e, este ano, 166 pacientes”, explicou o médico-chefe do Banco de Socorros do HCM.
Em relação às temperaturas elevadas que se verificam nos últimos dias, Justino Madeira recomenda que se redobrem os esforços em relação às pessoas mais vulneráveis, como as crianças, doentes crónicos e idosos, aplicando medidas como beber água, usar óculos de sol, optar por roupas claras e largas.