O País – A verdade como notícia

Mais de 70 pessoas infectadas pela COVID-19 nas escolas de Inhambane  

Pelo menos 79 pessoas entre alunos, professores e funcionários foram diagnosticados com COVID-19 nas escolas da província de Inhambane. No entanto, o sector de Educação diz que destes, 18 recuperaram e a situação no distrito de Vilankulo já está controlada.

Segundo a directora da Educação em Inhambane, Palma Pinto, foram ao todo 55 alunos, 24 professores e dois funcionários da Educação que testaram positivo para a COVID-19.

Falando sobre a origem das infecções, Palma Pinto, disse não descartar a possibilidade de as infecções nos estabelecimentos de ensino estarem ligadas às deslocações distritais e interprovinciais efectuadas por alguns professores e alunos para visitar seus parentes.

“ Quando eu me desloco de Inhambane para outro ponto do país, tomo um meio de transporte colectivo. Ainda que não seja um meio de transporte, o local para onde eu vou, junto-me ou socializo-me com outras pessoas e, se calhar, quando volto trago comigo o vírus”, explicou Palma Pinto.

A dirigente apontou como principal dilema enfrentado pelas escolas de Inhambane, a falta de água canalizada para permitir a lavagem das mãos e higienização dos estabelecimentos de ensino na província.

“O grande desafio que a província de Inhambane enfrenta é em relação a disponibilização de água corrente nas escolas. A nossa província tem 966 instituições de ensino entre primárias e secundárias. E, destas escolas, nós temos 510 que não dispõem de água corrente”, disse Pinto, acrescentando que graças a pronta colaboração da comunidade, o sector tem conseguido encher de água os recipientes nas escolas.

Falando sobre o funcionamento das escolas naquela província do sul do país, a responsável pela Educação revelou que oito escolas antes encerradas estão abertas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos