O País – A verdade como notícia

Mais de 6 milhões de senegaleses vão hoje às urnas

Mais de seis milhões de eleitores são esperados, hoje, para eleger o Presidente senegalês. Para além do actual presidente, Macky Sall, a partir como o favorito na corrida, vão concorrer também quatro candidatos da oposição

O Conselho Constitucional senegalês aceitou as candidaturas de Macky Sall, do ex-primeiro-ministro Idrissa Seck, do deputado Ousmane Sonko, figura relevante da oposição, do candidato do Partido da Unidade e da Liberdade (PUR), El Hadji Issa Sall, e de um candidato próximo do ex-Presidente Abdoulaye Wade, Madicke Niang.

Entretanto, o Conselho rejeitou as candidaturas de dois principais rivais do Presidente em exercício, trata-se de Karim Wade e Khalifa Sall, escreveu o Notícias ao Minuto.

O mandato de Macky Sall ficou marcado por um crescimento económico e pelo desenvolvimento de infraestruturas, embora as deficiências nos serviços básicos tenham sido motivo de protesto por parte dos senegaleses.

Com os últimos dados a apontarem para uma taxa de desemprego de 15,7% e uma taxa de pobreza cifrada em 47%, estes serão alguns dos desafios que o vencedor das eleições de hoje terá de enfrentar.

O Senegal tem uma população de 15,8 milhões de pessoas com uma média de idades de 19 anos.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos