O País – A verdade como notícia

banner_02

Mais de 300 salas de aulas estão danificadas na Zambézia

São 322 salas de aulas que foram afectadas pelas intempéries na província da Zambézia afectando mais de 29 mil alunos. Os dados foram avançados pela Secretaria do Estado durante abertura do ano lectivo 2020, Judite Faria. Em Mocuba algumas escolas continuam danificadas.

A escola primária doze de Fevereiro localizada no bairro pedreira cidade de Mocuba, é o exemplo de várias que estão danificadas neste momento na Zambézia.

A escola não escapou a primeira tempestade ocorrida no mês de Dezembro de 2018 e segunda  no mês de outubro de 2019 a terceira no início deste ano. Pais e encarregados de educação estão indignados com este facto e dizem que os filhos estudam ao relento.

Na abertura do ano lectivo, a Secretária de Estado da Zambézia fez saber que na província pelo menos 322 salas de aula estão danificadas.

A luz da cerimónia foi inaugurada a escola primária de Mucoia no distrito de Mocuba, região afectada pelas intempéries.

 

USAID apoia na reconstrução de escolas afectadas pelos ciclones Idai E Kenneth

No âmbito da reconstrução pós Idai na região centro e Kenneth no norte, o governo dos Estados Unidos vai desembolsar entre dez a quinze milhões de dólares para o sector da educação avançar no processo de construção de escolas destruídas por aqueles dois eventos ciclónicos.

A informação foi avançada pela responsável de comunicação na Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos de América, Tamika Cameron. A responsável explicou ao “O País” o que o governo dos Estados Unidos está a fazer para apoiar o sector da educação.

Os rastos de destruição em várias escolas pelo ciclone Idai e Kenneth continuam visíveis, razão pela qual decorre o processo de planificação entre o Ministério da Educação e o governo dos estados unidos para reposição das infraestruturas escolares danificadas.

Tamika Cameron disse que o governo dos estados unidos vai continuar a apoiar o governo de Moçambique em vários sectores, para o desenvolvimento de Moçambique.

 

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos