No centro de saúde do Dondo, a população faz filas debaixo de um calor escaldante, para receber a vacina contra a cólera. Uma gota que pode valer uma vida, por isso nem os jornalistas perderam a oportunidade…
A cidade da Beira foi o primeiro ponto esta quarta-feira a iniciar com a vacinação. A ministra da Saúde, Nazira Abdula, trabalhou hoje no distrito do Dondo esta quinta-feira e deu os números referentes ao primeiro dia da campanha.
Segundo a ministra 32 mil pessoas tomaram a vacina contra a cólera na cidade da Beira. Nazira Abdula diz que está satisfeita com a adesão do público e acredita no cumprimento das metas.
A governante foi ver de perto os estragos causados no centro de saúde de Dondo. Vários departamentos ficaram afectados. Enfermarias com o tecto destruído. Um ambiente que não oferece condições para a prestação de serviços de saúde.
Bem ao lado, o governo espanhol montou um hospital de campanha que oferece serviços essenciais neste período de emergência.
Para preservar a privacidade dos pacientes, a equipa espanhola pediu a não captação de imagens nas salas de atendimento. Entretanto, nos corredores, acompanhamos a visita da ministra da Saúde que no fim manifestou satisfação pela pronta resposta dos parceiros de cooperação de Moçambique nesta emergência humanitária.
Estima-se que mais de 50 unidades sanitárias na província de Sofala sofreram danos na noite do ciclone.