O País – A verdade como notícia

Mais de 400 famílias de Marínguè ligadas à rede eléctrica em Sofala

Texto: O País

Mais de 400 famílias e várias infra-estruturas públicas estão ligadas à rede eléctrica nacional, desde esta segunda-feira, no povoado de Nhamithembe, no distrito de Marínguè, em Sofala.

O Posto de Transformação (PT) de energia foi inaugurado pelo governador da Província de Sofala, Lourenço Bulha, no seguimento de uma solicitação do Governo Distrital de Marínguè, em Março passado, num evento dirigido pelo Presidente da República.

“A inauguração deste PT é prova do esforço do Governo na expansão de infra-estruturas socio-económicas com o objectivo de alavancar a capacidade produtiva e levar o bem-estar ao povo, com maior enfoque para as zonas rurais. A chegada de energia à população de Nhamithembe significa a materialização de um dos nossos objectivos, designadamente, a colocação de infra-estruturas que estimulam as actividades produtivas, geração de emprego e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse Lourenço Bulha.

A cerimónia de inauguração foi testemunhada por Manuel Soares, presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, instituição que apoiou a instalação do PT no âmbito da sua responsabilidade social.

O dirigente destacou a importância da infra-estrutura para a população local e reiterou o compromisso do Banco em contribuir no progresso social e económico das comunidades.

“Por nos identificarmos com a causa, envidámos esforços e mobilizámos os recursos necessários para tornar este sonho uma realidade. É expectativa do Banco que o sistema eléctrico inaugurado ajude a dinamizar a actividade económica neste povoado e atraia outros serviços essenciais cuja instalação estava condicionada à disponibilidade de energia eléctrica de qualidade”, referiu Manuel Soares.

Na ocasião, o Banco doou sementes agrícolas aos agricultores locais, para o fortalecimento da produção em Marínguè na campanha agrícola 2022/2023 que se inicia este mês.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos