Pouco mais de 24 mil pessoas atravessaram as quatro fronteiras da província de Maputo nas últimas 24 horas. Desse número, mais de 16 mil pessoas entraram no país e mais de 7 mil saíram.
Felicidade Sitoe saiu, na noite de sábado, da África do Sul com destino a Chókwè, na província de Gaza, mas a viagem ficou interrompida devido ao pneu do carro que a transportava que rebentou.
“O carro avariou. Por isso, estamos aqui ainda, mas tenho esperança de chegar ainda hoje a casa”.
Mas, diferente de Felicidade, muitos seguem viagem e o serviço de migração dá o ponto de situação dos que já atravessaram as fronteiras na província de Maputo. Carmen Mazenga, na sua qualidade de porta-voz do Serviço Nacional de Migração, na Provincia de Maputo, explica a intensidade do movimento. “Regsitamos 24 221 viajantes que passaram das fronteiras de Ponta do Ouro, Goba, Namaacha e Ressano Garcia, dos 16 648, à entrada, e 7753 à saír. Com mais destaque para o posto de travessia de Ressano Garcia, com 18395 viajantes de seguida a ponta de Ouro com 3007 viajantes e tambem Namaacha com 2154 e Goba com 665 viajantes”.
A Migração diz estar preparada para dar vazão ao crescente movimento.
A 8 de Dezembro corrente foi lançada a “operação esperança”, que vai vigorar até 17 de Janeiro de 2024. A operação visa flexibilizar a mobilidade de pessoas e bens e garantir segurança aos viajantes e cidadãos de modo geral e durante esse periodo espera-se que estão no país 791 mil pessoas.