O País – A verdade como notícia

Mais de 150 jovens beneficiam de estágios pré-profissionais remunerados no país

Foto: SEJE

Cento e cinquenta e oito jovens vão beneficiar de estágios pré-profissionais remunerados. Trata-se de jovens provenientes de todo o país que se candidataram às vagas de estágio implementadas pela MOZPARKS, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego.

Os beneficiários foram publicamente apresentados nesta segunda-feira, na Cidade de Maputo, pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, numa cerimónia que contou com a presença de parceiros e de instituições privadas que acolhem os jovens estagiários.

Dirigindo-se aos presentes na cerimónia, Oswaldo Petersburgo, mostrou-se satisfeito com o anúncio de apoio dos parceiros a cinco mil novos estágios subsidiados até 2025.

“Notamos com satisfação o crescimento desta iniciativa e que, hoje, conta mais parceiros e uma maior abrangência. E nesta nova etapa que hoje lançamos, com início em Janeiro de 2023 até 2025, esperamos beneficiar até cinco mil jovens. Desafiamos a todos os intervenientes a darem o melhor de si, tendo em consideração que estão a mudar e a melhorar vidas”, afirmou Oswaldo Petersburgo.

Na ocasião, segundo um comunicado enviado ao “O País”, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego desafiou os jovens beneficiários desta medida activa de emprego, a valorizar a iniciativa, empenhando-se com determinação nas empresas onde são colocados, de modo a conquistarem o emprego ou a prepararem, “com o conhecimento e com a cultura do trabalho, o saber ser e estar, já consolidados durante o estágio, e aptidões para criarem o seu próprio emprego e apoiarem outros jovens”.

Oswaldo Petersburgo destacou ainda que a materialização dos programas de estágios visa, em parte, apoiar os jovens a ter o contacto directo com o mercado de trabalho, mas também por outro lado, estas iniciativas respondem de forma prática à orientação do Presidente da República, Filipe Nyusi, que visa promover a realização de estágios pré-profissionais e programas de indução, através do estabelecimento de parcerias com o sector privado, para conferir mais oportunidades aos jovens.

Petersburgo sublinhou que da meta definida para este ano, na ordem dos 6.039 estágios, o Executivo junto dos seus parceiros conseguiu, até Setembro passado, colocar pouco mais de 7.530 jovens a estagiar em diversas empresas.

Entretanto, como forma de continuar a registar melhorias neste campo, vai iniciar, em Janeiro, um novo programa de estágios numa parceria com o Instituto Nacional de Emprego, instituição tutelada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, diz o comunicado a que nos referimos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos