O País – A verdade como notícia

Mais de 120 pessoas morreram vítimas de sinistros marítimos em 2022

Houve 129 pessoas que morreram em 2022 vítimas de acidentes que aconteceram no mar e em rios e 44 foram dadas como desaparecidas. Inhambane foi a província com mais mortes.

As mortes e os desaparecimentos resultaram de um total de 170 acidentes marítimos. Os afogamentos e os ataques por animais no espaço marítimo são algumas das ocorrências que levaram às fatalidades.

“Estamos no processo de colocação de panfletos e cartazes para sensibilização aos banhistas, de modo a que possam tomar cautela face a estes problemas”, disse Leonid Chimarizene, porta-voz do Instituto Nacional do Mar, explicando que os 170 sinistros marítimos representam uma redução em relação a 2021. Tete teve mais acidentes no ano passado e Inhambane teve mais mortes.

“Temos redobrado esforços com vista a reduzir estes casos de acidentes marítimos, porque temos perdido vidas humanas e isso nos preocupa bastante.”

E, durante as festas do Natal e de transição de ano, os afogamentos aconteceram mais nas províncias da Zambézia e Maputo.

As informações foram partilhadas, na última sexta-feira, em conferência de imprensa, sobre os sinistros marítimos registados em 2022.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos