O País – A verdade como notícia

Mais de 110 mandados de detenção por negligência na construção na Turquia

Foto: Notícias ao Minuto

A Justiça turca criou uma unidade especial para investigar possíveis negligências na construção dos edifícios que desabaram na sequência do sismo que atingiu o país, na última semana, e já emitiu mais de 110 mandados de detenção. Entre os detidos estão  construtores e engenheiros civis.

Estima-se que 6.000 edifícios desabaram na Turquia e o número de mortos já ultrapassa os 28.000, levantando questões sobre se a tragédia poderia ter sido menor se fossem aplicados critérios de construção mais rígidos.

Muitos cidadãos também se perguntam se o governo do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, poderia ter feito mais para salvar vidas.

Com as eleições presidenciais em Maio, a gestão do desastre e as explicações para a grande quantidade de edifícios que ruíram podem determinar o destino do Presidente turco.

Na sexta-feira, a polícia deteve um construtor turco de um condomínio residencial de luxo na província de Hatay que desabou com mais de uma centena de pessoas dentro. A detenção ocorreu quando o construtor se preparava para embarcar em Istambul para fugir para Montenegro.

Estas detenções são os primeiros passos do Estado para apurar responsabilidades, numa altura em que sobem de tom as críticas à má qualidade das habitações, algo que muitos atribuem à corrupção e aos escassos processos de fiscalização, de acordo com o Notícias ao Minuto.

Embora a Turquia tenha regulamentos sobre resistência sísmica na construção, as medidas raramente são aplicadas, mesmo em edifícios mais recentes, que deveriam ter resistido melhor aos terremotos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos