O País – A verdade como notícia

Mais de 100 mortos após inundações na RDC

Fortes enchentes durante a noite destruíram diversas vilas na República Democrática do Congo (RDC), o que causou a morte de mais de 100 pessoas, de acordo com autoridades locais, citadas por Aljazeera. 

As enchentes foram provocadas por chuvas torrenciais e atingiram a vila de Kasaba, na província de Kivu do Sul, durante a noite de quinta para sexta-feira, disse a autoridade regional Bernard Akili à agência de notícias AFP.

Chuvas torrenciais fizeram com que o Rio Kasaba transbordasse durante a noite. As águas arrastaram tudo pela frente, incluindo casas à beira do rio.  

“As vítimas que morreram são principalmente crianças e idosos”, disse Bernard Akili, acrescentando que 28 pessoas ficaram feridas e cerca de 150 casas foram destruídas.

Sammy Kalonji, o administrador regional, disse que a torrente matou pelo menos 104 pessoas e causou “enormes danos materiais”.

O ministro da saúde da província de Kivu do Sul, Theophile Walulika Muzaliwa, disse à agência de notícias Associated Press que as operações de resgate foram prejudicadas pela falta de serviços e pelo desligamento de linhas telefónicas devido à enchente.

Refira-se que a (RDC) também tem sido alvo de décadas de combates entre tropas governamentais e rebeldes na parte oriental do país, que se intensificaram no final de Janeiro, quando o grupo rebelde M23, apoiado por Ruanda, capturou Goma , capital do estado de Kivu do Norte.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos