Celebra-se, amanhã, o Dia dos Heróis Moçambicanos. Por ocasião da efeméride, 1.682 entidades nacionais serão reconhecidas com a “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique”, em todas as províncias.
A cerimónia central alusiva ao Dia dos Heróis Moçambicanos, será orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na capital do país.
No local, Nyusi irá proceder à deposição de uma coroa de flores, em homenagem aos heróis nacionais, e fará uma comunicação à Nação.
No âmbito deste evento, o Chefe do Estado delegou poderes aos secretários de Estado provinciais e da cidade de Maputo, para a imposição ou entrega das insígnias dos títulos honoríficos e condecorações a cidadãos nacionais.
A “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique” é atribuída pelo Chefe do Estado a cidadãos nacionais em reconhecimento da participação activa na luta de libertação da pátria moçambicana, nas frentes da luta armada ou clandestina, do combate diplomático ou da informação e propaganda, da batalha pelo triunfo da independência, bem como do esforço abnegado tendente a valorizar as conquistas da independência nacional, da moçambicanidade e do desenvolvimento nacional, refere uma nota da Presidência da República, enviada ao “O País”.