O País – A verdade como notícia

banner_02

Macron anuncia sua candidatura à reeleição nas presidenciais

Foi através de uma carta publicada em vários meios de comunicação que o presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou que vai candidatar-se às próximas eleições presidenciais, marcadas para abril, tentando assim conquistar a reeleição.

De acordo com a imprensa internacional, citada pelo Observador, na carta dirigida aos franceses, Macron pediu, mais uma vez, a confiança dos franceses para garantir resposta aos desafios do século.

“Sou um candidato para construir convosco, face aos desafios deste século, uma resposta francesa e europeia singular”, lê-se na carta do chefe de Estado dirigida aos franceses.

O objetivo para os próximos anos, segundo Macron, não será “desenterrar a França da nossa infância”, mas antes “construir a França dos nossos filhos”; e lutar “para defender os valores que os desvarios do Mundo ameaçam”.

Na carta, Macron admite que se fosse hoje teria feito algumas coisas de forma diferente neste primeiro mandato, mas assegura que as “transformações” por si promovidas permitem a França “viver melhor”, dando o exemplo da descida do desemprego.

E mais, Emmanuel Macron reconhece que não poderá fazer campanha como gostaria por causa da ofensiva russa na Ucrânia, embora se comprometa a explicar seu projecto com clareza.

A recandidatura é atípica, como o próprio explica, dado o contexto da guerra, que trava a campanha nos moldes em que gostaria de a fazer.

Uma sondagem recente citada pelo The Guardian coloca Macron, que chegou a sofrer perdas dramáticas de popularidade durante o mandato, à frente da corrida. Neste momento, o presidente terá 28% das intenções de voto, à frente da candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, que neste momento conquistaria 17% dos votos e que Macron já derrotou em 2017, na segunda volta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos