Felix Tshisekedi está a ganhar as eleições presidenciais na RDC, com mais de 850 mil votos, o que representa 82,60%. Em segundo lugar, segue-se Moise Katumbi, com mais de 147 mil votos, equivalentes a 14%.
Os primeiros resultados das presidenciais na RDC dão vantagem ao actual presidente do país, Félix Tshisekedi. Dos votos já contabilizados, Tshisekedi tem mais de 850 mil, correspondentes a 82,60%.
Em segundo lugar está o candidato da oposição, Moïse Katumbi, com 147.053 votos, equivalente a 14,30% da preferência do eleitorado.
Inicialmente prevista para sábado, a publicação dos resultados iniciou-se apenas nesta segunda-feira à noite, por razões não especificadas pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI).
Para já, a Comissão de Eleições prossegue com a contagem dos votos e compilação dos resultados a partir do Centro Bosolo, em Kinshasa.
A semelhança do que aconteceu em Moçambique com as autárquicas, na RDC os resultados das presidenciais não reúnem consenso. O candidato da oposição reclamou a anulação do pleito depois de ter reivindicado a vitória.