O País – A verdade como notícia

Lutero Simango diz promete estratégia para combater melhor o crime organizado

Foto: O País

Para combater melhor o crime organizado, os raptos e sequestros, o Serviço Nacional de Investigação (SERNIC), deve ser transferido do ministério do Interior para a Procuradoria. Simango considera a estratégia assertiva e promete usá-la caso vença as eleições a 09 de outubro.

Nesta sexta-feira, 35o dia de campanha eleitoral, acompanhado de sua esposa e filha, o candidato presidencial do Movimento Democratico de Moçambique (MDM), foi pedir votos ao eleitorado do distrito de Boane, na província de Maputo, com a promessa de acabar com o crime organizado. Para tal, Simango diz que o seu plano é que o SERNIC seja transferido para a Procuradoria.

“Vamos transferir o SERNIC do Ministério do Interior para a Procuradoria Geral da República porque nós sabemos que da forma como a SERNIC funciona hoje não tem capacidade de combater os raptos e os sequestros. Esta transferência vai criar condições para que haja um combate sério contra esses crimes e vamos cooperar com a polícia internacional.”

Na cidade de Maputo, Simango foi ao encontro dos vendedores do maior mercado grossista do país, o Mercado do Zimpeto, onde também prometeu facilitar o processo de importação de produtos com a vizinha África do Sul.”Os vossos produtos, quando passarem na fronteira, o vosso despacho vai ser feito aqui e não na fronteira”, prometeu.

O candidato, igualmente, voltou a compartilhar os principais pontos da sua governação, entre os quais mencionou a exploração e processamento local do carvão, rubi e outros recursos naturais,  o desenvolvimento da agricultura , a industrialização, criação de postos de emprego, entre outras.

Esta sexta-feira, foi o encerramento da primeira fase do périplo pelo país e a segunda começa este sábado na província de Sofala.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos