O País – A verdade como notícia

Lutero Simango aceita diálogo com PR e propõe questões a discutir 

O candidato presidencial do MDM, Lutero Simango, aceitou o convite do Chefe do Estado para o diálogo com os quatro candidatos presidenciais, e sugeriu que faça parte da agenda, por exemplo, a discussão sobre as causas do que levaram à tensão pós-eleitoral.

Em conferência de imprensa, na manhã desta sexta-feira, Lutero Simango começou por dizer que recebeu o convite de Filipe Nyusi, para junto dos quatro candidatos presidenciais debater a actual situação política do país e encontrar soluções.

“Recebemos uma carta-convite da presidência da República, para participar de um diálogo dos candidatos presidenciais, sobre as eleições que se realizaram este ano. Ao confirmarmos a recepção desta carta, também queremos dizer a todos moçambicanos e moçambicanas que estamos disponíveis para o encontro. Disponíveis com um objectivo, sempre servir Moçambique e, acima de tudo, construir um Moçambique para todos”, disse Simango. 

O também presidente do MDM exigiu a presença dos quatro candidatos presidenciais. “Devem estar presentes os quatro candidatos e também concordamos com todas vozes que afirmam que esse diálogo tem que ter uma agenda clara. Nós queremos que haja uma agenda clara, mas também temos a plena consciência que esse diálogo não resulta do acaso. Esse diálogo é exigência nacional, para que possa acontecer, por causa da situação política que se vive no nosso país”. 

Lutero Simango disse que não estará disponível para participar de um diálogo que discute as consequências das manifestações, mas as suas causas. “Quero ir para o diálogo para discutir as razões e as causas destas manifestações, que resulta do anúncio dos resultados, que não refletem a vontade popular. E será em função disto que vamos dialogar, para encontrar uma solução”. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos