O País – A verdade como notícia

Lula da Silva regressa hoje à presidência do Brasil

Foto: Notícias ao Minuto

Luiz Inácio Lula da Silva regressa hoje à Presidência do Brasil, após 12 anos. A cerimónia de tomada de posse irá começar as 15h00 locais, 20h00 de Moçambique.

O futuro 39.º Presidente brasileiro, de 77 anos e natural de Pernambuco terá como principal missão unir um país altamente dividido politicamente.

De acordo com agências de notícias do Brasil, a cerimónia solene vai iniciar por voltas das 15H00 locais, 20h00, de Maputo, no Congresso Nacional.

Na cerimónia são esperadas 65 delegações estrangeiras, incluindo de Moçambique, representado pela presidente da Assembleia da República, Esperança Bias.

Pela primeira vez na história da democracia brasileira no pós-ditadura militar, o Presidente cessante não entregará a faixa Presidencial ao seu sucessor, já que Jair Bolsonaro viajou para os Estados Unidos.

Brasília está sob forte aparato policial, com restrições de circulação e cerca de 15 mil elementos das forças de segurança mobilizados para contra ameaças de apoiantes de Bolsonaro que pretendem impedir a posse de Lula da Silva.

Brasileiros, do norte a sul do país, de avião, de carro, ou de autocarro, começam a chegar a Brasília para a tomada de posse de Lula da Silva.

Por volta das 12h30 locais, 17h30 de Maputo, Lula da Silva e o seu vice-presidente, Geraldo Alkimin, farão um cortejo até ao Palácio do Congresso Nacional, onde acontecerá a tomada de posse.

Depois desta sessão solene, as 21h20 de Maputo, o já Presidente brasileiro, Lula da Silva, receberá a faixa presidencial.

De seguida, Lula da Silva irá deslocar-se ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, para uma cerimónia de recepção de vários convidados estrangeiros, entre os quais chefes de Estado e de governo, vice-presidentes, chefes da diplomacia, enviados especiais e representantes de organismos internacionais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos