Luís Madaba vai lançar, às 14h30 desta sexta-feira, no Instituto de Formação de Professores de Lichinga, na Província de Niassa, o livro Ensinar a brincar em casa – guião de aprendizagem divertida. Editado sob a chancela da Editorial Fundza, trata-se de um exercício didáctico e pedagógico, no qual o autor explora possibilidades inovadoras capazes de despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem de conteúdos escolares, mas em casa.
Segundo a nota de imprensa da Fundza, com cerca de 30 páginas, o livro de Luís Madaba concilia a palavra e a imagem como estratégia viável para os mais novos aprenderem dos pais, irmãos, tios ou avôs. Assim, o livro funciona como um guião de aprendizagem e de ensino, pois inclui propostas esclarecedoras para quem deseja, essencialmente, partilhar conhecimentos com as crianças.
Para Luís Madaba, a aprendizagem acontece todos os dias, a cada instante, de forma despercebida e automática. “Da mesma maneira que ensinamos a criança a segurar os talheres, a alimentar-se sozinha e a cuidar da sua higiene desde cedo, temos de a ensinar a adquirir habilidades de leitura e escrita. Quando deixamos a aprendizagem escolar para o último plano, delegando-a à escola, ao professor, isso faz com que o processo não aconteça no tempo considerado ideal”, lê-se na nota do livro que será apresentado por Óscar Daniel.
Com a sua publicação, uma das apostas de Luís Madaba é ajudar os pais e encarregados de educação a ensinarem as crianças sem violência e sem traumas, explorando, por isso, situações do dia-a-dia.
Luís Madaba é Licenciado em Psicologia, Quadro do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), Fundador do Brincar Ler & Escrever; tem poemas pulicados em algumas revistas electrónicas e rádios nacionais, com destaque para a revista literária Sol, sob a chancela da AEMO-Extensão territorial Norte. É Membro do Clube de Escritores Poetas e Amigos do Niassa (CEPAN) e, em regime part-time, lecciona na Faculdade de Administração e Gestão do Instituto Superior de Gestão, Comércio e Finanças (ISGECOF).