O País – A verdade como notícia

“Locomotiva” de Maputo apita para a final da Taça de Moçambique

O Ferroviário de Maputo garantiu a presença na final da Taça de Moçambique em futebol após eliminar o Textáfrica do Chimoio, na marcação das grandes penalidades, por 3-4.

No final dos 120 minutos (90 do tempo regulamentar e 30 de prolongamento) as duas equipas estiveram empatadas a um golo, mesmo resultado trazido da primeira mão, disputado em Maputo, mês passado.

O jogo realizado no campo da Soalpo, em Chimoio, teve muitas emoções do princípio ao fim, tendo os "locomotivas" da capital do país marcado logo aos 11 minutos por intermédio de Uche, golo que dava vantagem a equipa, depois do empate a um golo na primeira mão, em Maputo.

Ainda na primeira parte o Textáfrica ainda introduziu a bola nas malhas de Franque, por Djongwe, mas por o árbitro do encontro assinalou falta contra os donos aa casa, anulando o golo.

Os "fabris" do planalto correram atrás do prejuízo e aos 53 minutos foi Osvaldo a restabelecer o empate no jogo, colocando tudo igual na eliminatória.
Nessa altura as duas equipas corriam a procura de desfazer o empate, e mesmo com muitas situações de golo, os guarda-redes evitavam sofrer.

O tempo regulamentar chegou com o empate a um golo a prevalecer e foi-se ao prolongamento de 30 minutos, como mandam as regras. Nesse período esteve mais perigosa a formação do Ferroviário de Maputo, que dispôs de diversas oportunidades para desfazer o empate, mas sem sucesso. O 1-1 no jogo e o 2-2 na eliminatória temia em não se desfazer e houve necessidade se ir às grandes penalidades.

Esteve mais forte o Ferroviário de Maputo que marcou quatro golos, contra três do Textáfrica do Chimoio, que falhou dois, ambos defendidos por Franque.

Com esta vitória, o Ferroviário de Maputo garante presença na final da Taça de Moçambique, onde poderá encontrar a União Desportiva de Songo, que joga quarta-feira para a segunda mão da outra meia-final, diante da Liga Desportiva de Sofala, no campo do Ferroviário da Beira. Na primeira mão, os "hidroeléctricos" cilindraram os beirenses por claros 9-0.

Ferroviário de Maputo e Textáfrica do Chimoio voltam a acção quarta-feira para os jogos em atraso da 28@ jornada do Moçambola 2019, respectivamente diante do Têxtil de Púnguè e Desportivo de Nacala.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos