O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusa a antiga primeira-ministra britânica de ter acentuado o clima de tensão nuclear. Putin diz que Liz Truss “estava fora de si” e denuncia ameaça nuclear, escreve o Notícias ao Minuto.
Respondendo aos jornalistas depois de um longo discurso no Fórum de Discussão Valdai, em Moscovo, Putin defendeu que a Rússia “nunca disse nada proactivo sobre o possível uso de armas nucleares”, voltando a apontar o dedo ao Ocidente”.
“Os países ocidentais procuram aplicar pressão a todos os países, procurando por mais argumentos para encorajar e convencer os nossos amigos e estados neutrais que têm de se unir contra a Rússia. As provocações com o uso de armas nucleares são usadas nesse sentido – para ter um impacto nos nossos aliados, nos nossos amigos e nos estados neutrais”, argumentou.
Putin considera que “o risco do uso de armas nucleares é inevitável porque existe sempre o perigo de elas serem usadas, mas reitera que a Rússia apenas sugeriu o uso em resposta a declarações por líderes ocidentais”.