O País – A verdade como notícia

Lídia Cardoso quer mais investimento na pesquisa para desenvolvimento da economia azul

Foto: O País

A ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas exige que se invista mais na pesquisa para que haja desenvolvimento da economia azul. Lídia Cardoso falava, esta sexta-feira, no encerramento do oitavo Conselho Coordenador.

“Mar, transição para uma economia sustentável” foi um dos temas discutidos durante o VIII Conselho Coordenador do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, que teve lugar em Maputo.

Falando no encerramento, Lídia Cardoso destacou que o investimento na pesquisa é uma das estratégias para o desenvolvimento da economia azul.

“É necessário que a ferramenta de implementação da economia azul no país indique claramente como devemos investir na pesquisa, na investigação, na inovação tecnológica, no desenvolvimento do capital humano, incluindo atração da atenção dos jovens para a área do mar, na perspectiva da criação de novos postos de emprego”, explicou Lídia Cardoso, ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas.

Por outro lado, Lídia Cardoso defende que a economia do mar sustentável passa pela restauração do mangal e combate à pesca ilegal.

“É fundamental garantir a saúde do mar e, neste âmbito, intensificar a implementação da estratégia do mangal, que, entre outros, inclui o reflorestamento das áreas devastadas, que é um fenómeno que afecta, sobretudo, os principais centros urbanos do país”, referiu a governante.

O VIII Conselho Coordenador do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, teve duração de três dias e decorreu sob o lema “Mar, Catalisador da Economia, Hoje e Sempre”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos