A quinta jornada do Moçambola 2022 tem jogos interessantes este fim-de-semana, em alguns campos do país. Destaque para os embates que terão lugar em Vilankulo, Nacala e Nampula, cujos resultados finais vão trazer mudanças na tabela classificativa. Temos, no domingo, jogos ainda em Lichinga e Quelimane.
Os embates da quinta jornada do campeonato nacional de futebol começam a ser disputados este sábado, mas será no domingo em que haverá os confrontos mais interessantes.
O líder invicto da prova, a União Desportiva de Songo, desloca-se a Nampula para defrontar o Ferroviário local, naquele que é o embate de destaque da jornada. As duas equipas ainda não perderam e seguem uma perseguição implacável na classificação actual.
Os “hidroeléctricos” vão a Nampula na qualidade de únicos invictos, somando, por vitórias, todos os quatro jogos disputados e, por isso, com uma motivação elevada para este embate.
Entretanto, é uma motivação beliscada pela recente eliminação da Taça de Moçambique, ainda na fase provincial, após perder diante do Ferroviário de Moatize nas grandes penalidades, por 3-2, depois do empate a um golo no tempo regulamentar.
Uma eliminação que pode, inclusive, trazer algumas sequelas caso não se faça nenhum trabalho psicológico com os jogadores que estão feridos no seu orgulho, por saberem que deixam de lutar por todas as provas, mas garantem a concentração única no Moçambola 2022.
Terá, pela frente, o Ferroviário de Nampula, certamente mais concentrado depois do empate cedido nos instantes finais do último jogo, diante do Costa do Sol, que custou a co-liderança da prova, que estará em disputa no Estádio 25 de Junho, em Nampula, uma vez que, em caso de vitória dos “locomotivas”, passa de Songo para Nampula, mas pode manter-se em Songo em caso de empate ou vitória dos visitantes.
À espreita dessa liderança, estará o Costa do Sol, na sua deslocação a Quelimane. Os “canarinhos”, segundos e em igualdade pontual com os “locomotivas” de Nampula, com 10 pontos, podem ser os próximos líderes em caso de vitória diante do Matchedje de Mocuba e empate em Nampula, porém com a certeza de que não serão líderes isolados, em função do resultado que se verificar na capital do Norte.
Os pupilos de Artur Semedo terão que saber aproveitar a sua invencibilidade testada sábado passado e procurarem regressar com os três pontos, perante um adversário que sonha em somar os primeiros pontos na sua casa.
Os “militares” somam por derrotas as quatro jornadas disputadas, e Nacir Armando sabe que mais uma derrota pode comprometer o seu lugar no banco técnico.
MAIS DOIS JOGOS NO DOMINGO
Ainda no domingo, mais dois jogos de grande interesse – na capital de Niassa, os donos da casa recebem a Black Bulls. A “locomotiva” de Lichinga, que tem tido uma caminhada aos soluços neste arranque da prova, tem um teste de fogo caseiro.
Ainda que esteja a perseguir a caminhada semelhante à da época passada, com poucos pontos perdidos em casa (este ano ainda não perdeu em casa, venceu um jogo e empatou outro), não terá tarefa facilitada diante dos “touros”.
Vem de uma vitória fora de portas, em Quelimane, o que motiva os jogadores, mas sabem que, diante da campeã em título, Black Bulls, tudo pode acontecer. Aliás, os “touros” também estão a ter um arranque aos soluços nesta temporada.
Na época passada, houve empate entre as duas equipas em Lichinga, um jogo que quase comprometia o título dos “touros”. Na tabela classificativa, estão separadas por dois pontos, sendo a maior para a turma de Antoninho Muchanga. Desta vez, como será?
Se há muitas dúvidas no jogo de Lichinga, muito poucas podemos ter na Matola Hanhane. A Liga Desportiva de Maputo, oitavo classificado com quatro pontos, é favorita diante do Incomáti de Xinavane.
A vitória passada dos “açucareiros” pode espevitar os jogadores para uma exibição brilhante, mas nada belisca os interesses da turma de Dário Monteiro, que quer regressar às vitórias caseiras, depois de vencer o primeiro e perder o segundo.
Um jogo com transmissão em directo na Stv Notícias, este domingo, a partir das 14h00.
DOIS JOGOS NA ABERTURA DA JORNADA NO SÁBADO
A abrir a jornada, em Nampula, mais concretamente na vila portuária de Nacala, teremos o embate entre duas “locomotivas” – o Ferroviário de Nacala recebe o homónimo da Beira com intenções claras de regressar às vitórias e somar os primeiros pontos em casa.
Nas duas primeiras jornadas caseiras, o Ferroviário de Nacala não foi feliz e perdeu diante do homónimo de Nampula e do Costa do Sol e quer fazer as pazes com o seu público frente à turma de Chiveve. Mas terá que fazer das tripas coração, uma vez que, este ano, perdeu frente aos “locomotivas” de Chiveve no quadrangular dos Ferroviários, na pré-época, para além de que recebe uma equipa que oscila quanto aos resultados.
Fora de portas, a turma orientada por Wedson Nyirenda venceu um jogo e perdeu outro, por isso se prevê um jogo com resultado imprevisível neste embate entre irmãos.
Finalmente, no Alto Macassa, outro embate com resultado imprevisível. A Associação Desportiva de Vilankulo recebe o Ferroviário de Maputo – duas equipas ainda à procura de se encontrarem na prova, pese embora a turma de Vilankulo tenha alguma vantagem em termos de motivação, depois da conquista da fase provincial da Taça de Moçambique de Inhambane.
A derrota na jornada passada diante do Incomáti não terá caído bem aos jogadores, que querem recuperar, o quanto antes, a motivação e derrotar o Ferroviário de Maputo.
Jean Loscuito parece estar longe de conhecer o futebol moçambicano e surpreende-se a cada jogo. Este sábado, os “locomotivas” da capital, que não perderam nas últimas três jornadas, querem somar pontos para não deixar fugir a caravana da frente.
Todos os jogos iniciam-se quando forem 14h00.