Às 18 horas desta terça-feira, no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica de Maputo, o escritor Lex Mucache vai lançar a sua mais recente obra literária.
Intitulada Encontro em Rosebank, a nova proposta de Lex Mucache é uma história de um jovem moçambicano que se apaixona por uma escritora sul-africana. Em algum momento do enredo, a personagem envolve-se num triângulo amoroso com uma secretária, o que sustenta o interesse de o autor explorar aspectos culturais dos dois países. “Este livro resulta de uma série de viagens que fiz, para Rosebank, Joanesburgo, na África do Sul. Essas viagens permitiram-me criar as personagens que fazem parte da história”, afirmou, esta segunda-feira, Lex Mucache.
Com 180 páginas, a escrita do romance Encontro em Rosebank foi, para Lex Mucache, um exercício muito positivo porque pôde reviver boas memórias e ainda compreender aspectos da vida real que por algum motivo ignorou enquanto ser existencial. Portanto, a ficção ajudou a iluminar algumas zonas de penumbra, dando sentido ao meio circundante do autor e das personagens.
O romance estreia de Lex Mucache foi seleccionado na primeira chamada literária da Editorial Fundza, ano passado.
Lex Mucache é pseudónimo de Heráclito Alexandre Mucache. O escritor nasceu na cidade de Maputo em 1980. É professor e desenvolve actividades de leitura e escrita criativa nas escolas primárias. Além de Encontro em Rosebank, é autor do livro de contos Asas decepadas (2020), obra finalista do Prémio 10 de Novembro de 2019. Tem obra dispersa em vários jornais e revistas.